Em 2 de abril de 1917, o presidente estadunidense Woodrow Wilson pediu autorização para entrar na Primeira Guerra
Discurso marcou a entrada dos EUA no conflito contra a Alemanha
247 – O pedido do presidente Woodrow Wilson ao Congresso para entrar na Primeira Guerra Mundial foi um discurso histórico que ele fez em 2 de abril de 1917. O discurso, que ficou conhecido como "Mensagem ao Congresso pedindo a declaração de guerra contra a Alemanha", apresentou as razões pelas quais os Estados Unidos deveriam entrar na guerra.
Em seu discurso, Wilson argumentou que a guerra era necessária para "fazer o mundo seguro para a democracia". Ele afirmou que o objetivo da guerra era defender a liberdade e a justiça e que os Estados Unidos tinham uma responsabilidade moral de ajudar a proteger esses valores.
Wilson também enfatizou que os Estados Unidos não buscavam conquistar territórios ou riquezas, mas sim estavam dispostos a lutar para proteger os direitos humanos e a liberdade. Ele disse: "O mundo deve ser feito seguro para a democracia. Sua paz deve ser plantada sobre a base duradoura da justiça e da boa vontade. A diplomacia não pode ser o instrumento daqueles que sempre ignoram as demandas da justiça."
Em 6 de abril de 1917, o Congresso dos Estados Unidos declarou guerra à Alemanha, dando início à participação dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial.
Por que os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial?
Os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial em 1917, após um período de neutralidade em relação ao conflito. Várias razões contribuíram para a entrada dos Estados Unidos na guerra:
Afundamento de navios americanos: o afundamento de navios americanos, como o RMS Lusitania em 1915, pelas forças alemãs, com a perda de vidas americanas, aumentou a pressão sobre o presidente Woodrow Wilson para que ele entrasse na guerra.
Interceptação do Telegrama Zimmermann: em 1917, o governo britânico interceptou um telegrama enviado pelo ministro alemão das Relações Exteriores, Arthur Zimmermann, que propunha uma aliança entre o México e a Alemanha em caso de entrada dos EUA na guerra. A divulgação do telegrama aumentou a indignação pública nos Estados Unidos contra a Alemanha.
Interesses econômicos: muitas empresas americanas lucravam com a venda de suprimentos para a Europa, que estava em guerra, e a entrada dos Estados Unidos na guerra garantiria uma posição favorável no cenário econômico pós-guerra.
Alegação de ideais democráticos: o presidente Woodrow Wilson argumentou que a entrada dos Estados Unidos na guerra era necessária para defender os ideais democráticos e a liberdade dos povos europeus.
Em 2 de abril de 1917, o presidente Woodrow Wilson solicitou ao Congresso que declarasse guerra à Alemanha, e a guerra declarada em 6 de abril de 1917.
