Em contradição com Trump, Europa defende acordo nuclear com Irã

A União Européia (UE) renovou nesta segunda-feira (13) seu compromisso com o pacto nuclear com o Irã, do qual os Estados Unidos (EUA) se retiraram em 2018. O presidente estadunidense, Donald Trump combate o acordo e decidiu restaurar sanções econômicas, comerciais e financeiras contra o país persa

Em contradição com Trump, Europa defende acordo nuclear com Irã
Em contradição com Trump, Europa defende acordo nuclear com Irã

Telesur - A União Européia (UE) renovou nesta segunda-feira (13) seu compromisso com o pacto nuclear com o Irã, do qual os Estados Unidos (EUA) se retiraram em 2018. O presidente estadunidense, Donald Trump combate o acordo e decidiu restaurar sanções econômicas, comerciais e financeiras contra o país persa.

A representante da política externa da UE, Federica Mogherini, declarou nesta segunda-deira que o bloco "continua a apoiar o acordo com o Irã".

Mogherini anunciou que se reunirá nesta segunda-feira (13) na sede da UE em Bruxelas com representantes do Reino Unido, França e Alemanha para discutir como apoiar o acordo nuclear.

"A UE continuará apoiando o acordo tanto quanto possível e com todos os instrumentos disponíveis", disse a diplomata.

A representante da UE disse que Washington e Teerã conhecem esta intenção do bloco europeu e salientou que o diálogo é o caminho para superar as diferenças e evitar tensões crescentes.

Em 2015, o Grupo 5 + 1 (EUA, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) selou com o Irã o acordo nuclear, que estabelece limites ao programa nuclear iraniano, em troca do levantamento das sanções internacionais.

O governo de Donald Trump se retirou do acordo em 2018.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247