CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Em cúpula regional, China apresenta propostas orientadoras para questão do Afeganistão

A China considera que a guerra contra o Afeganistão desencadeada pelos Estados Unidos e seus aliados é a origem de todos os desastres no país

O porta-vos Talibã, Zabihullah Mujahid, anunciou no dia 7 de setembro de 2021, os primeiros nomes do novo governo afegão (Foto: REUTERS/Stringer)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rádio Internacional da China - O presidente chinês, Xi Jinping, participou na sexta-feira (17) por videoconferência de uma cúpula conjunta da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e dos estados membros da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) sobre a questão do Afeganistão. Na ocasião, o líder chinês apresentou três propostas para a questão.

A primeira é promover uma transição suave da situação no Afeganistão o mais rápido possível, exortando que o país combata resolutamente as organizações terroristas em seu território. A segunda é manter contato e diálogo com o Afeganistão, interagindo com todas as partes envolvidas através de uma perspectiva racional e pragmática. A terceira é ajudar o povo afegão a superar as dificuldades fornecendo apoio humanitário e antipandêmico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A China anunciou o envio de um lote de suprimentos de emergência o mais rápido possível e continuará fornecendo mais ajuda dentro de suas capacidades.

“Devemos respeitar a soberania, independência e a integridade territorial do Afeganistão, aplicar o princípio de ‘tudo para e pelos afegãos’, e deixar o povo afegão no controle do futuro do país”, declarou Xi Jinping.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente chinês enfatizou que a OCS e a OTSC são vizinhos próximos do Afeganistão e constituem não apenas uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade, mas também de segurança. Em momentos críticos, todas as partes devem trabalhar em conjunto para manter a paz e a estabilidade, que são mais preciosas do que ouro.

A mudança da situação no Afeganistão poderá fazer com que o terrorismo se espalhe para outros países vizinhos. A parte chinesa pede ao Afeganistão para tomar medidas firmes para eliminar o terrorismo. Isso é uma exigência adequada de todos os países vizinhos, incluindo a China.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a parte chinesa considera que a guerra contra o Afeganistão desencadeada pelos Estados Unidos e seus aliados é a origem de todos os desastres no país. Por isso, Washington tem a maior responsabilidade no auxílio econômico e humanitário ao povo afegão. A retirada das tropas não deve ser o fim para resolver a questão.

A recuperação da ordem social e a reconstrução pacífica são desejos comuns do Afeganistão e de todos os países envolvidos. A China quer trabalhar em conjunto com a OCS e a OTSC para defender a estabilidade e a paz duradoura na região.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO