Em discurso de posse, mexicano López Obrador promete mudanças radicais

“A partir de agora, a transformação está em andamento, ordenada e pacífica, mas ao mesmo tempo radical, porque acabaremos com a corrupção e a impunidade que impedem o renascimento do México”, disse Obrador

Em discurso de posse, mexicano López Obrador promete mudanças radicais
Em discurso de posse, mexicano López Obrador promete mudanças radicais (Foto: REUTERS/Carlos Jasso)

Reuters - O veterano esquerdista Andrés Manuel López Obrador foi empossado como presidente mexicano neste sábado prometendo uma mudança radical de regime em um país que sofre com violência de gangues, pobreza crônica e corrupção, na porta dos Estados Unidos.

Com uma gigante bandeira mexicana ao fundo, o político de 65 anos fez o juramento de posse na Câmara dos Deputados do México, dizendo que seu governo derrubaria o que ele chamou de o legado desastroso de décadas de governos “neoliberais”.

“A partir de agora, a transformação está em andamento, ordenada e pacífica, mas ao mesmo tempo radical, porque acabaremos com a corrupção e a impunidade que impedem o renascimento do México”, disse ele.

O primeiro esquerdista a tomar posse no México em uma geração também tentou tranquilizar os mercados depois do forte abalo sofrido desde as eleições de 1º de julho, numa reação às preocupações com suas políticas. O movimento incluiu o cancelamento abrupto de um projeto aeroportuário de 13 bilhões de dólares.

López Obrador reiterou que os investimentos no país de 130 milhões de pessoas seriam seguros e prometeu respeitar a independência do banco central.

Dizendo que seu governo faria economia interrompendo as perdas do erário público para o “esgoto da corrupção”, prometeu não aumentar a dívida nacional ou os impostos.

Mas em uma referência a um dos seus heróis, o ex-presidente Benito Juárez, que separou a igreja e o Estado no México, López Obrador prometeu que seu governo garantiria uma divisão entre o poder econômico e político do país.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247