CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Em meio às tensões entre Brasil e China, declaração dos BRICS retira passagem que apoiava expansão do Conselho de Segurança

A medida pode indicar uma mudança na postura do bloco, e principalmente da China, que devido às tensões que emergiram entre ela e outros membros, deixa de apoiar a expansão do Conselho de Segurança

Líderes dos BRICS (Foto: Reprodução/Twitter)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A declaração final adotada na mais recente cúpula do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) deixou de incluir no texto o tradicional apoio à expansão do Conselho de Segurança da ONU. Entre os países do bloco, somente Rússia e China compõe o órgão responsável pelas mais importantes decisões de âmbito mundial.

A declaração continha o texto há 11 anos, e acadêmicos especulam sobre a razão de seu término repentino. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como reportado no Estadão, Oliver Stuenkel, coordenador da pós-graduação em relações internacionais da FGV-SP, vê a medida como consequência da política de enfrentamento à China que pode ser observada no Brasil e na Índia. Para ele, apesar de ser a favor da expansão do Conselho de Segurança, a China é contra a inclusão de rivais no órgão. 

“É muito provável que seja iniciativa chinesa, especialmente porque a relação com o Brasil e com a Índia passa por uma crise”, diz Stuenkel. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Rússia, pelo contrário, não havia manifestado insatisfação anteriormente. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO