CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Em reunião com Putin, ministro da Defesa da Rússia afirma que Mariupol está sob controle do Exército

A Rússia vai manter sob cerco as milícias ucranianas restantes que se encontram nas instalações da siderúrgica de Azovstal e forçar sua rendição

Vista da fábrica Azovstal em Mariupol, em 19 de abril de 2022. Esta área industrial foi alvo de bombardeio pesado das tropas russas e está sob cerco (Foto: Alexander Ermochenko/REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, reuniu-se com Vladimir Putin nesta quinta-feira (21) para informar sobre a libertação da cidade de Mariupol, que está totalmente sob o controle do Exército russo.

"Mariupol foi libertada pelas Forças Armadas da Federação Russa e pela milícia popular da República Popular de Donetsk. As restantes milícias nacionalistas ucranianas se refugiaram na zona industrial da fábrica de Azovstal", disse o ministro durante a reunião, infotma o site RT. .

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente Vladimir Putin ordenou que o ataque a Azovstal fosse cancelado, chamando-o de impraticável. "Devemos pensar [...] em salvar vidas e a integridade de nossos soldados e oficiais", disse ele.

"Não precisa entrar nas catacumbas nem rastejar no subsolo destas instalações industriais. Bloqueiem essa zona industrial assim que ninguém possa entrar. Proponham a todos que ainda não depuseram as armas para depô-las", afirmou Vladimir Putin.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente ressaltou que o lado russo dá a garantia de salvar as vidas dos que se renderem e um tratamento decente em conformidade com o direito internacional, além de prestar assistência médica qualificada aos feridos.

Nas palavras do alto oficial militar, em 11 de março, dia em que Mariupol foi cercada, o número total de forças armadas ucranianas e mercenários estrangeiros ultrapassou 8.100 pessoas. Destes, mais de 4.000 foram neutralizados e 1.478 se renderam, enquanto mais de 2.000 permaneceram entrincheirados na metalúrgica Azovstal, disse Shoigu.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ministro denunciou que para oferecer resistência os nacionalistas colocaram veículos blindados e artilharia nos andares térreos dos prédios residenciais e franco-atiradores nos andares superiores. Além disso, eles reuniram seus habitantes nos andares intermediários e nos porões, transformando os civis em "escudos humanos".

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO