Em visita à Finlândia, presidente alemão propõe diálogo da Europa com a Rússia

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, iniciou na segunda-feira (17) uma visita oficial de três dias à Finlândia centrado na necessidade de promover um diálogo europeu com a Rússia

Em visita à Finlândia, presidente alemão propõe diálogo da Europa com a Rússia
Em visita à Finlândia, presidente alemão propõe diálogo da Europa com a Rússia (Foto: POOL New)

247, com Prensa Latina - O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, iniciou na segunda-feira (17) uma visita oficial de três dias à Finlândia centrado na necessidade de promover um diálogo europeu com a Rússia.

Em entrevista concedida ao jornal finlandês Finnish Helsingin Sanomat, Steinmeier expressou que a Europa e a Rússia têm um longo caminho a percorrer antes de que voltem à normalidade, mas é imprescindível manter o diálogo, em vez de querer isolar a Rússia.

'Ninguém pode estar contente com o estado atual das relações da Europa com a Rússia', disse Steinmeier, que é membro do Partido Social Democrata.

'Queremos melhorar as relações, mas ainda temos um longo caminho a percorrer antes de voltar à normalidade. No entanto, a Rússia continua sendo vizinha da Europa e a Finlândia a entende melhor que outros países', precisou.

Para o presidente alemão, aqueles que desejam olhar não só o passado mas também o futuro, precisam procurar modos de comunicação, particularmente em tempos difíceis.

'Ao menos, isto foi o que fiz no outono passado, quando me reuni com o presidente Vladimir Putin na Rússia. Este tipo de discussões não melhorarão nada em um instante, mas asseguro que se guardamos silêncio, os riscos crescerão e não surgirão novas alternativas', dimensionou.

Steinmeier afirmou que o governo alemão coincide com o enfoque do presidente finlândes, Sauli Niinisto, que também quer discutir o assunto.

Segundo o escritório do mandatário anfitrião, outro tema em debate será a segurança europeia, os problemas internacionais, as relações com o Estados Unidos e o futuro da democracia.

Frank-Walter Steinmeier permanecerá na Finlândia até a quinta-feira e se reunirá também com a presidenta do parlamento, Paula Risikko e com o premiê, Juha Sipila.

A Finlândia, que integra a União Européia desde 1995, é o sexto país mais extenso do continente e está situado no nordeste do mesmo, fazendo fronteira a oeste com a Suécia, ao leste com a Rússia e ao norte com a Noruega.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247