Em visita à Rússia, Xi Jinping diz a Putin que maioria dos países apoia alívio das tensões
"Há cada vez mais vozes racionais e pacíficas", declarou o líder chinês, acrescentando que a "maioria dos países apoia um alívio das tensões entre Rússia e Ucrânia
247- Durante sua visita ao presidente russo, Vladimir Putin, o líder chinês, Xi Jinping, afirmou que a "maioria dos países apoia a redução das tensões" na Ucrânia. Putin expressou respeito às propostas apresentadas pela China para solucionar o conflito.
"Há cada vez mais vozes racionais e pacíficas", declarou o líder chinês, acrescentando que a "maioria dos países apoia um alívio das tensões", disse Xi Jinping.
De acordo com um comunicado divulgado pela diplomacia chinesa nesta terça-feira (21), durante o primeiro encontro entre Xi Jinping e Vladimir Putin, neste encontro que teve duração de quatro horas e meia, o líder chinês afirmou ao presidente russo que esses países "querem que a paz e as negociações sejam promovidas e opõem-se a que seja atirada mais lenha na fogueira".
"Acreditamos que, quanto mais difícil é, mais espaço deve ser deixado para a paz. Quanto mais complexo o conflito, mais esforços devem ser feitos para não abandonar o diálogo", defendeu o presidente chinês.
O presidente disse a Putin que a China continua disposta a "desempenhar papel construtivo na promoção de uma solução política para o conflito".
De acordo com a agência RTP, durante uma aparição televisiva, Putin expressou seu respeito às propostas apresentadas pela China para solucionar o conflito na Ucrânia. Por sua vez, o líder chinês elogiou Putin e antecipou que ele será reeleito no próximo ano.
Os dois líderes devem voltar a se reunir para novas conversas. Após a visita a Moscou, Xi Jimping deverá falar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apesar de a conversa ainda não ter sido oficialmente confirmada.
