HOME > Mundo

Emirados Árabes interrompem coordenação diplomática com Israel após ataque em Gaza

Após o ataque aéreo israelense que matou sete trabalhadores humanitários em Gaza, o Ministério das Relações Exteriores dos EAU teria expressado "indignação" ao embaixador de Israel

Uma vista do teto destruído de um veículo onde funcionários da Cozinha Central Mundial (WCK), incluindo estrangeiros, foram mortos em um ataque aéreo israelense, no centro de Gaza, 2 de abril (Foto: REUTERS/Ahmed Zakot)

247 – Os Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram a suspensão da coordenação diplomática com Israel, segundo publicou o site i24NEWS nesta quinta-feira (4). A decisão ocorre em resposta à morte de sete trabalhadores humanitários da ONG World Central Kitchen (WCK) em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, na segunda-feira (1).

Após o incidente, o Ministério das Relações Exteriores dos EAU teria expressado “indignação” ao embaixador de Israel, Amir Hayek, devido ao ataque.

Agora, os dois governos empenham esforços para tratar sobre a nova crise diplomática. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, chegou a participar de uma ligação telefônica com seu homólogo dos EAU, Abdullah bin Zayed.

Outra reunião visando uma resolução para a relação entre os dois governos ocorreu entre o Diretor-Geral do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yaakov Blitshtein, e o embaixador dos EAU Mohammed Mahmoud Al-Khaja. Segundo Al-Khaja, este é "o dia mais sombrio nas relações entre os países". (Com informações de i24NEWS).

Artigos Relacionados