CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Endeavour vai à Estação Espacial investigar origens do universo

Nave partiu da Flrida com cinco astronautas americanos e um italiano; seu ltimo voo; nibus americanos sero substitudos por cpsulas russas

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Agências Internacionais – Decolou! Às 9h56, horário de Brasília, o ônibus espacial Endeavour, dos Estados Unidos, partiu da Flórida para a sua última missão. Nada menos que a de apoiar as investigações sobre as origens do universo. Cinco astronautas americanos e um italiano ficarão dezesseis dias no espaço, na Estação Espacial Internacional (ISS), na viagem que tem programadas quatro saídas da nave. Ao retornar, o Endeavour será aposentado. O programa de ônibus espaciais americano está completando 30 anos, e será encerrado com a decolagem, provavelmente em julho, do Atlantis. Antes deles, o Challenger, o Columbia, que explodiram, respectivamente em 1986 e 2003 e o Discovery, que realizou 26 missões bem sucedidas, participaram do programa.

O destino do Endeavour é a Estação Espacial Internacional (ISS), considerada a maior obra de engenharia da história. A 402 quilômetros da superfície da Terra, a ISS permite a visualização de 85% da superfície do planeta e de 95% da população. Completada em 2010, a estação tem laboratórios que desenvolvem diferentes experimentos em ambientes sem gravidade e outras condições que não poderiam ser obtidas na Terra. De drogas contra o câncer até testes de física são realizados lá. Dezesseis países, entre os quais o Brasil, contribuíram com tecnologia e recursos para a construção da ISS. A Rússia, em razão do longo aprendizado com a estação experimental MIR, foi um dos países que mais contribuíram para o desenvolvimento da estação, considerada um sucesso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com o fim do programa dos ônibus espaciais, o acesso à ISS se dará por meio de cápsulas russas, de operação mais econômica. A última missão do Endeavour foi adiada poucas horas antes do lançamento, no dia 29 de maio, por problemas no sistema de aquecimento da nave. "Os reparos feitos nestas duas últimas semanas já estão terminados, todas as peças suspeitas foram repostas e todas as provas destes sistemas terminaram. Está tudo bem, estamos prontos para o lançamento", explicou Jeff Spaulding, diretor de provas do ônibus espacial

A contagem regressiva começou oficialmente na sexta-feira, às 08h00 de Brasília. Os seis membros da tripulação - cinco americanos e um italiano, o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia - chegaram ao centro espacial Kennedy na última quinta-feira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Veja aqui galeria de imagens.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO