Equipe de Biden tem 'ódio profundamente enraizado pela Rússia', diz congressista dos EUA
Os altos funcionários do Departamento de Estado Victoria Nuland e Antony Blinken são “tolos perigosos”, declarou Paul Gosar
RT - Altos funcionários do Departamento de Estado dos EUA estão tentando fazer com que o país “envolva-se em outra guerra mundial” com a Rússia, tuitou o congressista do Arizona, Paul Gosar, na sexta-feira. Gosar, o CEO do Twitter, Elon Musk, e o ex-presidente Donald Trump, todos apontaram Victoria Nuland como a mais perigosa desse grupo nos últimos dias.
Respondendo a um artigo da RT sobre Musk acusando Nuland de “impulsionar esta guerra” na Ucrânia, Gosar declarou que o bilionário “está correto”.
“Tanto Nuland quanto Blinken têm um ódio irracional profundamente enraizado pela Rússia e procuram envolver os EUA em outra guerra mundial”, continuou ele. “Esses são tolos perigosos que podem matar todos nós.”
Em um tweet de acompanhamento, Gosar escreveu que “como não soldado, Nuland está bastante disposto a endossar a violência e a guerra”. O legislador republicano então citou o artigo, que afirmava que Nuland havia “endossado a mudança de regime na Rússia, celebrado a destruição dos oleodutos Nord Stream pelos EUA e pedido o fluxo indefinido de armas para a Ucrânia”.
Como secretário de Estado adjunto para Assuntos Europeus e Eurasiáticos em 2014, Nuland ajudou a orquestrar o golpe pró-Ocidente que derrubou o presidente eleito democraticamente, Viktor Yanukovich. Nuland viajou para Kiev e prometeu ajuda militar aos manifestantes, e foi registrado planejando instalar um sucessor para Yanukovich.
Como secretário de Estado de Biden, Blinken prometeu manter o fluxo de armas para a Ucrânia “pelo tempo que for necessário” e aconselhou Kiev em dezembro a não buscar o tipo de acordo negociado que se assemelharia a uma “paz falsa”.
Gosar tem sido um crítico persistente da política do governo Biden para a Ucrânia desde que a operação militar da Rússia começou há um ano na sexta-feira. No entanto, embora o Partido Republicano agora controle a Câmara dos Representantes, há pouco que o congressista do Arizona possa fazer para mudar o curso do governo. Uma significativa maioria bipartidária apóia a ajuda militar contínua à Ucrânia, com apenas 11 republicanos, incluindo Gosar, patrocinando uma legislação que cortaria o financiamento para Kiev.
Esses republicanos são todos aliados do ex-presidente Donald Trump. Em um vídeo de campanha divulgado na terça-feira, Trump culpou Nuland e “outros como ela” pela situação na Ucrânia no governo Biden. Nuland, disse ele, estava “obcecado em empurrar a Ucrânia para a OTAN”, acrescentando que o conflito “nunca teria acontecido se eu fosse seu presidente”.