HOME > Mundo

Erdogan apela ao Ocidente sobre o acordo de grãos do Mar Negro

O líder turco afirma que Moscou prorrogaria o acordo se suas exigências fossem atendidas

Erdogan apela ao Ocidente sobre o acordo de grãos do Mar Negro (Foto: REUTERS/Umit Bektas/File Photo)

RTO Ocidente deve começar a cumprir as expectativas da Rússia em relação ao acordo de grãos do Mar Negro para que a "iniciativa vital" possa ser continuada, afirmou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

O acordo expirou na segunda-feira depois que Moscou se recusou a prorrogá-lo, citando o descumprimento por parte dos Estados Unidos e da União Europeia de sua parte do acordo, que era permitir as exportações de produtos alimentícios e fertilizantes russos.

O acordo histórico havia sido assinado em julho de 2022, por mediação da ONU e da Turquia, e criou um corredor para a passagem segura de embarcações com grãos ucranianos pelo Mar Negro.

"Rússia tem algumas expectativas [em relação ao acordo de grãos]. Se essas expectativas forem atendidas, a Rússia é a favor da operação ativa desse corredor de grãos", disse Erdogan a jornalistas na sexta-feira.

"Estamos cientes de que o presidente [Vladimir] Putin também tem certas expectativas em relação aos países ocidentais, e é crucial que esses países ajam a esse respeito", insistiu, segundo o jornal Daily Sabah.

O líder turco alertou que "o término do acordo de grãos do Mar Negro terá uma série de consequências, desde o aumento nos preços mundiais dos alimentos até a escassez em certas regiões e, potencialmente, levando a novas ondas de migração".

Ele expressou confiança de que "por discutir minuciosamente" a questão com Putin, "podemos garantir a continuação deste esforço humanitário".

Erdogan descreveu o acordo de grãos como um "consenso... que serve à humanidade em um ambiente de guerra", acrescentando que ele estava ansioso para usar "todos os instrumentos da diplomacia" para garantir que ele continue.

O presidente turco disse que espera realizar uma conversa telefônica com Putin "em breve" para discutir questões, incluindo o futuro do acordo de grãos. Ele também reiterou sua afirmação de que o líder russo visitaria a Turquia em agosto, embora o Kremlin ainda não tenha confirmado que uma viagem está sendo planejada.

Putin disse na quinta-feira que Moscou poderia considerar a retomada do acordo de grãos do Mar Negro, mas somente se todos os termos acordados para a participação russa forem "implementados sem exceção".