CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Eslováquia concorda em pagar gás russo em rublos

“ Não podemos ficar sem gás ”, enfatizou o ministro da Economia da Eslováquia, Richard Sulik, instando o resto da Europa a buscar conjuntamente uma solução

(Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RT - A Eslováquia pagará pelo gás natural russo em rublos se isso for necessário para manter a mercadoria fluindo, disse o ministro da Economia da Eslováquia, Richard Sulik, em rede nacional.

“ Se houver uma condição para pagar em rublos, pagaremos em rublos ”, disse Sulik. Ele enfatizou que as importações russas representam cerca de 85% de todo o fornecimento de gás eslovaco, de modo que as autoridades do país permanecerão pragmáticas sobre o assunto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“ Não podemos ficar sem gás ”, enfatizou Sulik, instando o resto da Europa a buscar conjuntamente uma solução.

Quase todos os países da União Europeia, da qual a Eslováquia é membro, aplicaram sanções econômicas à Rússia no mês passado, colocando em risco a capacidade da Rússia de receber pagamentos de parceiros comerciais na moeda europeia. Em resposta, o presidente russo Vladimir Putin assinou na semana passada um decreto introduzindo um novo mecanismo de pagamento de gás rublo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Embora seja visto por alguns como indo contra os contratos de gás existentes, o mecanismo não implica uma mudança na moeda de pagamento. Ele permite que os compradores abram contas em rublos com o russo Gazprombank para facilitar a transferência de pagamentos de empresas europeias para fornecedores russos.

Segundo o secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov, “ de fato, nada mudará para as empresas europeias… , poderá receber os fundos na moeda nacional da Rússia. Apesar das extensas explicações, muitos compradores russos ficaram intrigados com a mudança. A reação inicial foi principalmente de protesto, com os países alegando que não pagariam pelo gás em rublos. No entanto, parece que isso não será necessário.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ministro da Economia eslovaco, juntamente com vários outros políticos europeus, disse que a situação exige diversificação de fornecedores. Mas ele disse que isso pode levar anos, enquanto a Eslováquia tem apenas dois meses para resolver o problema atual com a compra de combustível.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO