Espanha pode antecipar eleições
Base socialista pede ao chefe do Estado, Jos Luis Zapatero, que avance o calendrio das eleies legislativas de maro de 2013 para novembro deste ano
Os socialistas espanhóis podem antecipar para o mês de novembro as eleições legislativas previstas para março de 2013. Dirigentes do PSOE e membros do governo de José Luis Zapatero estudam esse cenário, segundo fontes citadas pelos jornais El País e El Mundo. A decisão final está nas mãos do chefe do Estado. "Se a situação continuar extremamente complicada, será oportuno avançar as eleições", disse José Maria Barreda, presidente da região Castille-La-Manche, ao se referir à crise econômica e à instabilidade política.
Nos últimos meses, no entanto, José Luis Zapatero tem repetido que não pretende avançar o calendário e que quer terminar as reformas iniciadas, apesar da insistência da oposição conservadora do Partido Popular (PP) – que obteve uma vitória esmagadora nas eleições locais de 22 de maio. Os socialistas possuem uma maioria relativa no Parlamento. Sem poder contar com o apoio dos nacionalistas bascos do PNV, eles preferem evitar a derrota da aprovação do orgamento de 2012 avançando a data das eleições. A decisão deve ser tomada até setembro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: