TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Mundo

Espanha, rebaixada novamente em dois níveis, se afunda na crise

Segundo a agncia SP, a trajetria fiscal do Pas provavelmente se deteriorar diante de um contexto de contrao econmica, assim como h um maior risco de ver a dvida lquida do governo federal crescer ainda mais

Espanha, rebaixada novamente em dois níveis, se afunda na crise (Foto: Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 com agências internacionais – A Espanha voltou a ter um forte rebaixamento da sua nota de classificação de risco. A agência Standard & Poor's reduziu a nota da dívida soberana do País nesta quinta-feira em dois níveis, para BBB+, em perspectiva negativa, citando o risco de que o governo precise aumentar sua dívida para apoiar bancos. A última vez que a S&P havia cortado a dívida da Espanha foi em janeiro, também em dois níveis, para A. Desde então, o Banco da Espanha, resgatado pelo Banco Central Europeu, tornou-se a principal fonte de ajuda para o governo para financiar seu atual déficit, indicou a S&P.

"Acreditamos que a trajetória fiscal do Reino da Espanha provavelmente se deteriorará diante de um contexto de contração econômica em contraste com nossas projeções prévias. Ao mesmo tempo, vemos uma probabilidade crescente de que o governo da Espanha precise prover apoio fiscal ao setor bancário", afirmou a S&P. A Espanha fica assim em uma categoria de emissões de qualidade média, mas que pode fazer frente a suas obrigações de forma adequada.

"Acreditamos que aumentou o risco de ver a dívida líquida do governo federal espanhol crescer ainda mais", assinalou a S&P.

Segundo a agência, a perspectiva negativa associada à nota leva em conta os "riscos importantes" que pesam sobre as finanças e o crescimento econômico da Espanha.

A agência também afirmou que as políticas da zona do euro estão falhando em melhorar a confiança e estabilizar os fluxos de capital, já que a região necessita encontrar caminhos para apoiar diretamente os bancos de forma que os governos não sejam forçados a enfrentar essa carga.

A S&P prevê que a economia espanhola deverá se contrair 1,5% este ano, quando antes esperava um crescimento leve, e previu que a queda da economia continuará em 2013 e ficará em torno de 0,5%.

A agência mencionou que a renda cai na Espanha, as empresas estão cortando rapidamente sua própria dívida no lugar de investir, enquanto o governo desenvolve planos de austeridade destinados a equilibrar seu orçamento.

Esse contexto, segundo a S&P, afetará o crescimento.(Com informações da AFP)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: