Espionagem dos EUA pode ter atingido milhões de brasileiros

País aparece com destaque no mapa de interceptação eletrônica da agência americana NSA, ao lado de China, Rússia, Irã e Paquistão; continuamos no Eixo do Mal?

Espionagem dos EUA pode ter atingido milhões de brasileiros
Espionagem dos EUA pode ter atingido milhões de brasileiros

247 – O escândalo de espionagem do governo dos Estados Unidos sobre seus próprios cidadãos se estendeu ao Brasil. A milhares, talvez milhões de cidadãos brasileiros. Ao lado de China, Rússia, Irã e Paquistão, o Brasil figura com destaque no mapa de escutas e interceptações eletrônicas feitas pela Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) na última década. Em janeiro, a Agência espionou nada menos que 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens eletrônicas de cidadãos americanos, acreditando-se que brasileiros com residência no país ou em trânsito tenham sido vigiados em escala muito semelhante.

As informações são do jornal O Globo, com base em documentos coletados por Edward Joseph Snowden, técnico em redes de computação que nos últimos quatro anos trabalhou em programas da NSA entre cerca de 54 mil funcionários de empresas privadas subcontratadas - como a Booz Allen Hamilton e a Dell Corporation.

O Brasil se tornou alvo prioritário da NSA em razão da extensão da redes públicas e privadas digitalizadas. O jornal sustenta haver evidências de que o volume de dados capturados pelo sistema de filtragem nas redes locais de telefonia e internet é constante e em grande escala, tanto entre pessoas físicas como grandes empresas.

Uma das funções específicas da NSA, criada há 61 anos, no início da Guerra Fria, é a espionagem de sistemas de comunicação de outros países. Sua estrutura foi reforçada no governo de Barack Obama, que continua tendo de se explicar publicamente em razão das revelações feitas por Snowden. O técnico, por sua vez, negocia seu exílio em países como a Rússia, uma vez que tem pedido de prisão decretada nos EUA por espionagem.

O governo brasileiro não havia se pronunciado sobre a revelação da espionagem sobre cidadãos brasileiros até as 1h30 do sábado 6.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247