HOME > Mundo

Estados Unidos anunciam fim da retirada do Afeganistão

Os EUA concluíram a retirada do Afeganistão, encerrando a guerra mais longa do país e fechando um capítulo da história militar que provavelmente será lembrado por fracassos colossais, promessas não cumpridas e uma saída frenética que custou a vida de mais de 180 afegãos e 13 militares

Exército dos EUA no Afeganistão (Foto: Defense One/Handout via Reuters)

Sputnik - Os EUA concluíram a retirada de suas forças do Afeganistão nesta segunda-feira (30), afirmou o Pentágono, quase vinte anos depois de invadir o país após os ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York, EUA.

"Estou aqui para anunciar a conclusão de nossa retirada do Afeganistão [...]. O último [avião cargueiro] C-17 decolou do Aeroporto Internacional Hamid Karzai em 30 de agosto [...] a última aeronave tripulada agora está liberando o espaço aéreo acima do Afeganistão [...] com o general Chris Donahue e o embaixador dos EUA para o Afeganistão Ross Wilson a bordo", disse o General Kenneth McKenzie, chefe do Comando Central dos EUA (USCENTCOM, na sigla em inglês), em entrevista coletiva.

McKenzie acrescentou que os EUA não conseguiram retirar todo mundo que "queríamos de ter retirado". As forças dos EUA e da coalizão evacuaram mais de 123.000 civis do Afeganistão nos últimos dias, completou McKenzie.

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos EUA emitiu um aviso nesta segunda-feira (30) avisando que o aeroporto de Cabul não é mais controlado pelos norte-americanos e as aeronaves devem ter muito cuidado ao pousar lá.

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais: