EUA ameaçam o Brasil caso adquira tecnologia chinesa para rede 5G

Os Estados Unidos ameaçaram, retaliar o Brasil caso o país inclua empresas chinesas de alta tecnologia, como a Huawei, em sua rede 5G. Segundo o vice-secretário assistente de Estado dos Estados Unidos para comunicações internacionais e cibernéticas, Robert L. Strayer, caso o Brasil adquira equipamentos de “empresas consideradas não confiáveis”, os EUA irão “reavaliar a maneira como compartilham suas informações”.

Huawei lançará o “caminho europeu” do 5G
Huawei lançará o “caminho europeu” do 5G

247 - Os Estados Unidos ameaçaram, retaliar o Brasil caso o país inclua empresas chinesas de alta tecnologia, como a Huawei, em sua rede 5G. Segundo o vice-secretário assistente de Estado dos Estados Unidos para comunicações internacionais e cibernéticas, Robert L. Strayer, os EUA as empresas chinesas seguem as orientações do partido comunista por meio da sua lei de segurança nacional, o que as tornam não confiáveis. 

“A China tem uma lei de segurança nacional que exige que fornecedores cumpram determinações do Partido Comunista, sem a intervenção de um judiciário independente. A inexistência de um judiciário independente que possa ser acionado por empresas é diferença crítica entre o que há em democracias como Brasil e EUA e China”, disse Strayer ao jornal Folha de S. Paulo

“Nossa relação de compartilhamento de informações de governo com países aliados e parceiros, como o Brasil, é muito importante. Queremos manter a capacidade de compartilhar informações de forma franca e rápida. Mas nós avaliamos que é importante proteger essas informações privadas de governos ou do setor privado. Se essa informação é transmitida por canais que usam fornecedores não confiáveis no 5G, isso causa vulnerabilidades, e pessoas nas quais não confiamos podem se aproveitar”, disse.

Segundo ele, caso o Brasil adquira equipamentos de “empresas consideradas não confiáveis”, os EUA irão “reavaliar a maneira como compartilhamos informações”. 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247