HOME > Mundo

EUA e aliados europeus não procuram confronto ou guerra fria com a China, diz Blinken

As observações de Blinken foram feitas ao abordar os desafios atuais do Conselho de Comércio e Tecnologia EUA-UE

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinke (Foto: REUTERS/Michael A. McCoy/Arquivo)

(Sputnik) – Os EUA e seus aliados europeus não buscam dissociação, confronto ou uma guerra fria com a China, disse o secretário de Estado Antony Blinken na quarta-feira.

As observações de Blinken foram feitas ao abordar os desafios atuais do Conselho de Comércio e Tecnologia (TTC, na sigla em inglês) EUA-UE em seu relacionamento com a China.

“Nenhum de nós está procurando confronto. Nenhum de nós está procurando uma Guerra Fria e nenhum de nós está procurando uma dissociação. Pelo contrário, todos nos beneficiamos do comércio e investimento com a China”, disse Blinken após a reunião do TTC em Lulea, Suécia.

Blinken também disse que, em vez de se separar da China, o TTC está procurando “eliminar os riscos”, buscando maneiras de enfrentar os desafios impostos por sua cooperação com Pequim.

Blinken também observou que os Estados-membros do TTC têm trabalhado no estabelecimento de mecanismos de triagem de investimentos, aprimorando a coordenação quando se trata de controles de exportação e diversificando as cadeias de suprimentos, além de abordar práticas “fora do mercado”.