HOME > Mundo

EUA estão profundamente preocupados com golpe no Gabão, diz Casa Branca

Porta-voz John Kirby acrescentou que era muito cedo para dizer se a África estava presenciando algum tipo de efeito dominó

John Kirby (Foto: Reuters/Jonathan Ernst)

(Sputnik) - Os Estados Unidos estão seguindo "muito, muito de perto" a tentativa de golpe militar no Gabão, disse na quarta-feira o Coordenador de Comunicações Estratégicas do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby. "Estamos seguindo isso muito, muito de perto. É profundamente preocupante para nós. Continuaremos apoiando o povo da região e sua demanda por governança democrática", declarou Kirby durante uma coletiva de imprensa. Kirby acrescentou que era muito cedo para dizer se a África estava presenciando algum tipo de efeito dominó, referindo-se a uma série de golpes recentes.

Nesta quarta-feira, um grupo de militares anulou os resultados das eleições de 26 de agosto no Gabão, as quais foram ganhas pela terceira vez pelo presidente Ali Bongo Ondimba, que foi colocado em prisão domiciliar. De seu confinamento, Ondimba apelou à comunidade internacional para "fazer barulho" sobre o golpe militar em seu país e acrescentou que desconhece o paradeiro de sua esposa e filho.

Os militares gaboneses dissolveram as instituições do Estado e fecharam as fronteiras do país até novo aviso, entre apelos à calma e promessas de honrar os compromissos internacionais. Os insurgentes também informaram que detiveram pessoas suspeitas de traição, desvio de fundos públicos, falsificação da assinatura do presidente, corrupção e tráfico de drogas.