CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

EUA pedem a Europa e FMI acordo para manter Grécia na zona do Euro

Autoridades norte-americanas se movimentaram no fim de semana para tentar ajudar a resolver os problemas financeiros da Grécia, pedindo à Europa e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para chegarem a um plano de recuperação que mantenha o país na zona do euro; em uma série de telefonemas separados no sábado para a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, e para os ministros das Finanças da Alemanha e da França, o secretário do Tesouro, Jack Lew, fez um apelo para encontrassem "uma solução sustentável que coloque a Grécia em um caminho em direção à reforma e recuperação na zona euro"

Autoridades norte-americanas se movimentaram no fim de semana para tentar ajudar a resolver os problemas financeiros da Grécia, pedindo à Europa e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para chegarem a um plano de recuperação que mantenha o país na zona do euro; em uma série de telefonemas separados no sábado para a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, e para os ministros das Finanças da Alemanha e da França, o secretário do Tesouro, Jack Lew, fez um apelo para encontrassem "uma solução sustentável que coloque a Grécia em um caminho em direção à reforma e recuperação na zona euro" (Foto: Romulo Faro)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Washington (Reuters) - Autoridades norte-americanas se movimentaram no fim de semana para tentar ajudar a resolver os problemas financeiros da Grécia, pedindo à Europa e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para chegarem a um plano de recuperação que mantenha o país na zona do euro.

Em uma série de telefonemas separados no sábado para a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, e para os ministros das Finanças da Alemanha e da França, o secretário do Tesouro, Jack Lew, fez um apelo para encontrassem "uma solução sustentável que coloque a Grécia em um caminho em direção à reforma e recuperação na zona euro", de acordo com um comunicado do Departamento do Tesouro divulgado neste domingo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lew destacou ser "importante para todas as partes que continuem trabalhando para chegar a uma solução, incluindo uma discussão sobre um potencial alívio da dívida para a Grécia", na corrida para um planejado referendo na Grécia em 5 de julho sobre os termos do resgate ao país.

A Grécia está vendo esgotar o prazo final de terça-feira para o pagamento de 1,6 bilhão de euros devidos ao FMI. Mais cedo neste domingo, a Grécia anunciou que irá impor controles de capital e manter seus bancos fechados na segunda-feira, após credores internacionais terem se recusado a estender o resgate ao país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lew também ressaltou a necessidade de a Grécia adotar "medidas difíceis para chegar a um compromisso pragmático com os seus credores", conforme comunicado do Tesouro.

Um porta-voz do Tesouro afirmou que funcionários seniores do departamento também têm travado comunicação regulador com a Grécia e que Lew falou com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, "várias vezes" ao longo das últimas duas semanas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O departamento urgiu a Grécia a trabalhar em estreita colaboração com seus parceiros internacionais sobre o planejamento para um feriado bancário e controles de capital, disse o porta-voz.

O presidente Barack Obama falou com a chanceler alemã, Angela Merkel, neste domingo sobre a situação grega.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Os dois líderes concordaram que era extremamente importante fazer todos os esforços para retornar a um caminho que permita à Grécia retomar as reformas e o crescimento na zona euro", disse um comunicado da Casa Branca.

"Os líderes afirmaram que suas respectivas equipes econômicas estão monitorando cuidadosamente a situação e permanecerão em estreito contato."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Por Sarah N. Lynch e David Morgan)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO