EUA podem punir bancos que tenham relações com o Irã

Senado americano aprova por unanimidade sanes a qualquer instituio financeira, nacional ou estrangeira, que atuem com o Banco Central iraniano, assim como fez o governo do Reino Unido

www.brasil247.com - EUA podem punir bancos que tenham relações com o Irã
EUA podem punir bancos que tenham relações com o Irã (Foto: Shuterstock)


Por unanimidade, o Senado dos EUA aprovou uma medida que impõe punições a qualquer instituição financeira, nacional ou estrangeira, que tenha relações com o Banco Central do Irã.

A resolução, adotada como emenda a uma lei de financiamento ao setor militar, ainda depende de aprovação pela Câmara e de assinatura pelo presidente Barack Obama.

A medida é semelhante à decisão adotada há poucos dias pelo governo do Reino Unido - e que provocou a ocupação da embaixada britânica em Teerã por estudantes iranianos. Ela determina que instituições financeiras estrangeiras, inclusive bancos centrais sejam banidos de ter relações com o sistema financeiro norte-americano.

Teoricamente, isso poderá afetar a China, maior compradora de petróleo iraniano. Mas a emenda contém um parágrafo que permite ao presidente dos EUA deixar a impor sanções em casos de "segurança nacional". As informações são da Dow Jones.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email