EUA sofrem nova derrota na ONU em tentativa de impor sanções ao Irã
Organização multilateral rejeitou por falta de consenso a nova iniciativa dos Estados Unidos de impor sanções contra o país persa



247 - O Conselho de Segurança da ONU rejeitou na terça-feira (25) o pedido dos Estados Unidos de restabelecer as sanções contra o Irã, que foram levantadas em 2015 no âmbito do acordo internacional sobre o programa nuclear da nação persa.
O Embaixador da Indonésia, Dian Triansyah Djani, que preside o organismo internacional em agosto, declarou durante uma reunião online que "em sua opinião não há consenso no Conselho" sobre o assunto, acrescentando que nesta situação "o presidente não está em condições de tomar medidas adicionais"
Todos os membros do Conselho, com exceção da República Dominicana, informaram ao presidente da organização que a iniciativa de impor sanções ao Irã representa uma ação ilegal, levando em consideração que Washington abandonou o acordo nuclear em 2018.
No entanto, a missão dos EUA na ONU sublinhou em um comunicado que "está em bases legais firmes para iniciar o restabelecimento das sanções" contra o Irã. “O fato de alguns membros do Conselho expressarem seu desacordo com nossa posição legal durante uma [reunião virtual] informal não tem efeito jurídico”, disse ele, segundo informa a RT.
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247