EUA vão ampliar sua maior base militar no Oriente Médio

Numa escalada da presença militar dos Estados Unidos no Oriente Médio, o secretário de Estado do governo Trump, Mike Pompeo, anunciou no domingo (13) que seu país chegou a um acordo com o Catar para ampliar a base aérea de Al-Udeid, localizada a sudoeste da capital, Doha

EUA vão ampliar sua maior base militar no Oriente Médio
EUA vão ampliar sua maior base militar no Oriente Médio

247, com Sputnik - O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, anunciou no domingo (13) que seu país chegou a um acordo com o Catar para ampliar a base aérea de Al-Udeid, localizada a sudoeste da capital, Doha.

A base estadunidense de Al-Udeid, no Catar, é considerada a maior base militar dos EUA no Oriente Médio.

"Assinamos um novo memorando de entendimento sobre a expansão de nossa presença em Al-Udeid. Ela abriga milhares de militares norte-americanos e o quartel-general do Comando Central dos EUA (CENTCOM). Este lugar é fundamental para a segurança norte-americana", revelou Pompeo após assinar um acordo bilateral para ampliar a base militar.

"Somos todos mais poderosos quando estamos trabalhando juntos e quando as disputas são limitadas. Quando temos um desafio comum, as disputas entre países com objetivos partilhados nunca são úteis", declarou Pompeo durante uma coletiva de imprensa no Qatar.

O Catar se viu isolado desde que a Arábia Saudita, juntamente com o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos, romperam relações diplomáticas com Doha em 2017, acusando-a de apoiar o terrorismo e promover laços estreitos com o seu rival regional Irã — acusações negadas por Doha.

O chanceler do Catar, Mohammed bin Abdulrahman al-Thani, por sua vez, disse que teria discutido com Pompeo a situação na Síria e a luta contra o terrorismo, entre várias outras questões de interesse mútuo.

"Mantivemos um diálogo extenso durante as sete reuniões da conferência de diálogo entre o Catar e os EUA e discutimos todas as questões de interesse mútuo, em particular, a crise entre os países do Golfo, a situação no Oriente Médio, as conversações sobre o Afeganistão, a situação na Síria e os esforços destinados a combater o terrorismo", revelou al-Thani em uma coletiva de imprensa após sua reunião com Pompeo.

Pompeo chegou a Doha em 13 de janeiro, proveniente de Abu Dhabi, aonde viajou como parte de sua turnê regional pelo Oriente Médio.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247