Ex-guerrilheira, mulher de Mujica assumirá vice-presidência do Uruguai

Ex-guerrilheira Lucia Topolansky, esposa do ex-presidente José "Pepe" Mujica, assumirá a vice-presidência do Uruguai; retorno da família Mujica ao poder acontece após o vice do presidente Tabaré Vázquez, Raúl Sendic, renunciar ao cargo em meio a um escândalo de uso indevido de cartões corporativos oficiais;  segundo a Constituição uruguaia, quem deveria assumir o cargo seria o senador mais votado na última eleição, o próprio Pepe Mujica, mas como o país não aceita a reeleição  a vaga fica com o  segundo senador mais votado,nesta caso, a sua esposa, Lucia Topolansky

Ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica e esposa, a senadora e ex-guerrilheira Lucia Topolasnky
Ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica e esposa, a senadora e ex-guerrilheira Lucia Topolasnky (Foto: Paulo Emílio)

247 - A ex-guerrilheira Lucia Topolansky, esposa do ex-presidente José "Pepe" Mujica, assumirá a vice-presidência do Uruguai. Retorno da família Mujica ao poder acontece após o vice do presidente Tabaré Vázquez, Raúl Sendic, renunciar ao cargo em meio a um escândalo de uso indevido de cartões corporativos oficiais.

Segundo a Constituição uruguaia, quem deveria assumir o cargo seria o senador mais votado na última eleição, neste caso o próprio Pepe Mujica. Como o país não aceita a reeleição, ele está inabilitado para o cargo. O segundo senador mais votado, porém, foi a sua esposa, Lucia Topolansky.

A ex-guerrilheira, de 72 anos, foi eleita senadora pelo partido esquerdista Frente Ampla.Ela e Mujica Topolansky e Mujica se conheceram quando eram integrantes do grupo guerrilheiro MLN-Tupamaros, entre as décadas de 60 e 70.

 

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247