Ex-monitor vê "farsa" em missão da Liga Árabe na Síria
"A misso foi uma farsa e os observadores tm sido enganados", afirmou Anwer Malek; nome de Malek estava em uma lista de observadores enviados Sria no fim de dezembro



Os observadores da Liga Árabe na Síria foram submetidos nesta quarta-feira a uma nova prova, após um ex-monitor afirmar que a missão é uma "farsa". Os monitores da Liga Árabe estão no país para avaliar se o governo do presidente Bashar Assad cumpre um plano para acabar com a repressão militar de 10 meses contra os dissidentes.
"A missão foi uma farsa e os observadores têm sido enganados", afirmou Anwer Malek à rede Al Jazeera. "O regime orquestrou e fabricou a maior parte do que vimos para evitar que a Liga Árabe atue contra o regime."
A emissora identificou Malek como um observador que renunciou à missão por não concordar com o que ocorria. A Liga Árabe não comentou o caso.
O nome de Malek estava em uma lista de observadores enviados à Síria no fim de dezembro. Ele foi identificado como um tunisiano que trabalhava para o Comitê Árabe para os Direitos Humanos, organização sediada em Paris.
Segundo funcionários da Liga Árabe, três observadores se negaram a concluir sua missão e retornaram, alegando problemas de saúde. O funcionário, que pediu anonimato por não poder falar com a imprensa, não identificou esses três nomes. Segundo a ONU, mais de 5 mil pessoas foram mortas desde o início da repressão na Síria. As informações são da Associated Press.
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247