Falha impede chegada de sonda russa à lua de Marte

O aparelho de 13,5 toneladas, lanado ontem por um foguete Zenit-2SB da base cazaque de Baikonur, ficou em rbita em torno da Terra

Falha impede chegada de sonda russa à lua de Marte
Falha impede chegada de sonda russa à lua de Marte (Foto: STRINGER/Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 com agências internacionais - Um falha impediu que a sonda interplanetária russa Fobos-Grunt chegasse a uma das luas de Marte, informou nesta quarta-feira a agência espacial da Rússia, Roskomos. A informação é da agência Efe.

O aparelho, de 13,5 toneladas de massa, que foi lançado ontem por um foguete Zenit-2SB da base cazaque de Baikonur, ficou em órbita em torno da Terra.

"O propulsor não funcionou. Não houve nem primeiro nem segundo acesso. Isto significa que o aparelho não pôde se orientar pelas estrelas", disse o diretor da Roskosmos, Vladimir Popovkin, citado pela agência Interfax. Segundo ele, a sonda conserva todo seu combustível, o que permite voltar a programar seu voo, que tem como objetivo pousar em Fobos, uma das duas luas marcianas, e trazer de volta à Terra amostras de seu solo.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email