Festival Virtual da Cultura Cubana no Brasil será realizado no próximo fim de semana
Terá lugar nos próximos dias 7 e 8 de no novembro o Festival Virtual da Cultura Cubana no Brasil
247, por Pedro Monzon (*) - No próximo fim de semana, 7 e 8 de novembro, se realizará o II Festival da Cultura Cubana, que contará com diversas manifestações do melhor da cultura cubana interpretadas por artistas cubanos residentes no Brasil e em Cuba, e por brasileiros que amam nossa cultura.
O Festival, este ano de forma virtual, representa um momento fundamental nas jornadas de celebrações em Cuba e no mundo, que começaram no dia 20 de outubro, Dia Nacional da Cultura de Cuba.
Naquele dia, em 1868, há 152 anos, foi cantado o Hino Nacional, que tem conduzido todas as lutas pela independência e liberdade do país até hoje. Aqui está o primeiro grande significado de tal evento: o forte compromisso do povo com a independência e a liberdade, sentimentos subjugados, mas latentes durante muitos anos de uma república mediada.
Outros símbolos que emergem de um momento tão glorioso são a coragem demonstrada pelos combatentes que lutaram durante décadas pela libertação nacional; a capacidade de resistência e de sacrifício, aliada ao sentimento de dignidade nacional representado pela queima, pelos próprios habitantes, da famosa cidade de Bayamo, antes de permitir que fosse ocupada pelo colonialismo espanhol e, por último, o autêntico sentimento de justiça social, que surgiu a partir da libertação dos escravos, juntamente com o apelo ao combate.
Esse espírito faz parte da genética cultural e da identidade dos cubanos e é o que se festeja neste dia de festas. Para atingir esses objetivos de independência e justiça social, o povo lutou por muitos anos até que venceu, com o triunfo da Revolução Cubana em 1º de janeiro de 1959 e, para não permitir que tais conquistas escapassem de nossas mãos, resistimos hoje às agressões. imperialistas e trabalhamos para desenvolver o socialismo.
A nossa cultura tem estes pilares centrais e é sobre eles que se erguem magníficos atributos derivados da influência cultural que imprime a composição étnica nacional, europeia, africana e, em menor medida, asiática, que se fundiu numa ilha paradisíaca que desfruta de uma natureza tropical aconchegante e exuberante.
Compartilhamos muitos traços culturais derivados dessa miscigenação com o povo brasileiro. Ambos somos fontes fundamentais de dance music popular no planeta, nossas crenças têm raízes comuns, graças também à influência afro-europeia; somos povos folclóricos, amigáveis e pacíficos com um orgulho nacional marcante. Por essas razões nossa amizade tem bases sólidas
Por isso, nos enche de alegria comemorar este dia, que terá um momento culminante nos dias 7 e 8 de novembro com o II Festival Virtual da Cultura Cubana, precisamente no Brasil, país irmão. Todos nós iremos desfrutar.
Pedro Monzon, Cônsul Geral de Cuba em São Paulo
Nos dias 7 e 8 de novembro acontecerá virtualmente o II Festival da Cultura Cubana, que contará com diversas manifestações do melhor da cultura cubana interpretadas por artistas cubanos residentes no Brasil e em Cuba, e por brasileiros que amam nossa cultura. . Este Festival representa um momento fundamental nas jornadas de celebrações em Cuba e no mundo, que começaram no dia 20 de outubro, Dia Nacional da Cultura de Cuba.
Aquele dia, mas em 1868, há 152 anos, tem um significado imenso para os cubanos, desde quando, pela primeira vez, foi cantado o Hino Nacional, que tem conduzido todas as lutas pela independência e liberdade do país até hoje. Aqui está o primeiro grande significado de tal evento: o forte compromisso do povo com a independência e a liberdade, sentimentos subjugados, mas latentes durante muitos anos de uma república mediada.
Outros símbolos que emergem de um momento tão glorioso são a coragem demonstrada pelos combatentes que, com um facão limpo, lutaram durante décadas pela libertação nacional; a capacidade de resistência e de sacrifício, aliada ao sentimento de dignidade nacional representado pela queima, pelos próprios habitantes, da famosa cidade de Bayamo, antes de permitir que fosse ocupada pelo colonialismo espanhol e, por último, o autêntico sentimento de justiça social, que surgiu a partir da libertação dos escravos, juntamente com o apelo ao combate.
Esse espírito faz parte da genética cultural e da identidade dos cubanos e é o que se festeja neste dia de festas. Para atingir esses objetivos de independência e justiça social, o povo lutou por muitos anos até que o conseguiu com o triunfo da Revolução Cubana em 1º de janeiro de 1959 e, para não permitir que tais conquistas escapassem de nossas mãos, resistimos hoje às agressões. imperialistas e trabalhamos para desenvolver o socialismo.
A nossa cultura tem estes pilares centrais e é, sobre eles, que se erguem magníficos atributos derivados da influência cultural que imprime a composição étnica nacional, europeia, africana e, em menor medida, asiática, que se fundiu numa ilha paradisíaca que desfrute de uma natureza tropical aconchegante e exuberante. Compartilhamos muitos traços culturais derivados dessa miscigenação com o povo brasileiro. Ambos somos fontes fundamentais de dance music popular no planeta, nossas crenças têm raízes comuns, graças também à influência afro-europeia; somos povos folclóricos, amigáveis e pacíficos com um orgulho nacional marcante.
Por essas razões nossa amizade tem bases sólidas. Por isso, nos enche de alegria comemorar este dia, que terá um momento culminante nos dias 7 e 8 de novembro com o II Festival Virtual da Cultura Cubana, precisamente no Brasil, país irmão. Todos nós iremos desfrutar.
(*) Cônsul Geral de Cuba em São Paulo
