Fidel celebra 85 anos

Ex-lder de Cuba comemora aniversrio neste sbado sem ocupar cargos polticos e mostrando-se debilitado fisicamente, em suas poucas aparies



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Um dos maiores nomes da política mundial comemora 85 anos de vida neste sábado, 13. O ex-ditador cubano Fidel Castro celebra mais um aniversário sem comtemplar nenhum cargo político no país, do qual esteve no comando por 48 anos. Em 2011, completam-se seis anos desde que Fidel passou o poder, devido a seu frágil estado de saúde, ao irmão Raúl Castro, atual Presidente do Conselho de Estado.

Fidel estava à frente de um governo digno de contradições. Ao mesmo tempo em que era consagrado por não influenciar a liberdade de imprensa, sofria críticas de representantes dos direitos humanos, acusado de violar a integridade da população. O ex-ditador nunca foi escolhido por eleições diretas, nem permitiu a criação de outros partidos em Cuba. Em julho de 2006, Fidel transmitiu ao irmão a grande missão de liderar um modelo a princípio inovador, porém atualmente esgotado.

As últimas aparições do ex-comandante foram em junho deste ano, quando recebeu a visita do presidente venezuelano, Hugo Chávez, diagnosticado com um câncer. Nas últimas fotos, Fidel aparece mais magro e com dificuldades de se mover. Neste ano, o festejo de maior importância anunciado em Cuba pelo aniversário do ex-líder será a “Serenata da Fidelidade”, organizada pela Fundação Guayasamín, no Teatro Karl Marx, de Havana, com músicos de Cuba e de vários países da América Latina. A presença de Fidel ainda não foi confirmada.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247