Filho favorito de Kadafi é capturado

Seif al-Islam, que era procurado pelo Tribunal Penal Internacional, foi preso no sul da Lbia

Filho favorito de Kadafi é capturado
Filho favorito de Kadafi é capturado (Foto: Dario Lopez-Mills/Agência Estado)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Trípoli, 19 - Seif al-Islam, filho do líder deposto da Líbia Muamar Kadafi, foi preso no sul do país, afirmou um funcionário do Conselho de Transição Nacional à AFP hoje. Seif, que era procurado pelo Tribunal Penal Internacional (ICC, em inglês), foi "detido no sul da Líbia", disse o ministro da Justiça, Mohammed al-Allagui, recusando-se a dar detalhes.

Em 27 de junho, o tribunal emitiu mandados contra Seif, assim como contra Kadafi e Abdullah al-Senussi, chefe da inteligência do ditador morto, sob a acusação de crimes contra a humanidade a fim de esmagar os protestos antirregime.

Um fonte do conselho (revolucionário) "thwar" em Trípoli, composto por ex-rebeldes que derrubaram o regime de Kadafi, disse que a prisão de Seif ocorreu em Ubari.

O promotor do ICC Luis Moreno-Ocampo disse no dia 9 de novembro que a prisão dele era apenas uma questão de tempo. "A questão não é se ele será preso, mas sim quando", afirmou o promotor em entrevista coletiva na sede do tribunal, em Haia. "É uma questão de tempo para que Seif enfrente a Justiça, isso é o seu destino."

Um semana antes, o promotor afirmou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) que o tribunal "recebeu perguntas de indivíduos ligados ao Seif sobre as condições legais inerentes a sua rendição em potencial".

Representantes de Seif perguntaram o que poderia acontecer se ele aparecesse diante dos juízes e sobre as várias possibilidades de condenação e absolvição, afirmou Moreno-Ocampo ao Conselho de Segurança.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email