HOME > Mundo

Finlândia fecha fronteira com a Rússia para conter migração em massa

A medida vem em resposta ao aumento significativo de solicitações de asilo desde agosto; Finlândia acusa a Rússia de motivar a onda de migração

Finlândia fecha fronteira com a Rússia para conter migração em massa (Foto: REUTERS/Ints Kalnins Reuters)

247 - O primeiro-ministro finlandês, Petteri Orpo, anunciou  nesta terça-feira  (28), durante coletiva de imprensa, o fechamento total da fronteira com a Rússia em uma tentativa de conter a onda de migrantes. A medida vem em resposta ao aumento significativo de solicitações de asilo desde agosto, aponta reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.  

A Finlândia já havia fechado sete dos oito postos de controle em sua fronteira de 1.340 quilômetros com a Rússia nas últimas semanas, devido ao aumento das chegadas de migrantes do Oriente Médio e da África. Cerca de 1.000 solicitantes de asilo foram registrados na fronteira com o território russo desde agosto, originários de países como Eritreia, Etiópia, Iraque e Paquistão.

Na semana passada, Orpo acusou a Rússia de organizar uma "ação sistemática e organizada", afirmando que "a Finlândia tem razões profundas para suspeitar de que a entrada (de migrantes) é organizada por um Estado estrangeiro."

As tensões entre Rússia e Finlândia aumentaram desde a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022. A adesão finlandesa à Otan, em abril de 2023, encerrando décadas de neutralidade, gerou críticas de Moscou, que prometeu tomar medidas em resposta. Autoridades finlandesas sugerem que os migrantes podem ser usados para desestabilizar o país após sua entrada na Otan.