Forças afegãs assumem a segurança do país
Presidente, Hamid Karzai, anunciou a segunda fase do processo de transição da segurança do país, na qual as forças afegãs passam a ter o controle do território. O processo de transferência é gradual, começou em julho de 2011 e termina nesta terça-feira 18
Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, anunciou hoje (18) a segunda fase do processo de transição da segurança do país, na qual as forças afegãs passam a ter o controle do território. O processo de transferência é gradual, começou em julho de 2011 e termina hoje (18).
Até então, a segurança no Afeganistão era controlada por forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com cerca de 100 mil militares, que têm até o final de 2014 para deixar o país. As forças da Otan são formadas por militares de vários países, inclusive da Europa e dos Estados Unidos, entre outros.
As tropas dos Países Baixos foram as primeiras a deixar o Afeganistão, em 2010. A retirada total dos militares estrangeiros do país ocorrerá 13 anos depois de iniciada a ocupação militar do país. A guerra do Afeganistão foi um dos conflitos mais longos da história recente envolvendo os Estados Unidos e aliados.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Lílian Beraldo
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: