França reconhece oposição síria como governo legítimo
Decisão de François Hollande representa um duro baque para o regime de Bashar Al Assad
PARIS, 13 Nov (Reuters) - A França rompeu com seus aliados europeus nesta terça-feira ao reconhecer oficialmente a nova coalizão de oposição da Síria e afirmou que vai considerar armar os rebeldes uma vez que criem um governo temporário.
Grupos de oposição chegaram a um acordo em Doha no domingo para formar uma ampla coalizão a fim de derrubar o presidente sírio, Bashar al-Assad, após 20 meses de uma revolta contra o seu regime.
Chanceleres árabes e da União Europeia saudaram a formação da coalizão em um encontro no Cairo nesta terça-feira como um importante passo adiante, mas não reconheceram o movimento.
"Anuncio hoje que a França reconhece o Conselho Nacional Sírio como o único representante legítimo do povo sírio e como o futuro governo de uma Síria democrática, tornando possível trazer um fim ao regime de Bashar al-Assad", disse o presidente francês, François Hollande, em entrevista coletiva em Paris.
A França, um dos países mais críticos a Assad, havia descartado armar as forças rebeldes anteriormente, preocupada de que armas poderiam cair nas mãos de islâmicos radicais.
Hollande sugeriu que essa postura pode mudar agora.
"Sobre a questão de entregar armas, a França não apoiava por não estar claro para onde essas armas poderiam ir", disse Hollande.
"Com a coalizão, já que é um governo legítimo da Síria, essa questão será analisada pela França, mas também por todos os países que reconheçam esse governo."
A França foi o primeiro país a reconhecer oficialmente o governo de transição da Líbia como uma alternativa ao líder Muammar Gaddafi, também rompendo com seus parceiros europeus naquele momento.
O Conselho de Cooperação do Golfo reconheceu a nova coalizão síria na segunda-feira.
(Reportagem de John Irish)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: