CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Furacão Harvey ganha força e ameaça causar enchente recorde no Texas

Nesta sexta-feira (25), o furacão Harvey se intensificou e pode ser o mais poderoso a atingir os Estados Unidos desde a última década; o Harvey deve atingir o Texas por volta das 21h locais e causar enchentes recordes no estado do sul dos EUA; a tempestade paralisou 4,4% da produção de petróleo dos EUA e a banda Coldplay cancelou uma apresentação que faria nesta sexta-feira em Houston

Furacão Harvey é visto na costa do Golfo do Texas, em imagem de satélite 24/08/2017 NOAA/Handout via Reuters (Foto: Charles Nisz)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - O furacão Harvey se intensificou nesta sexta-feira e está prestes a atingir os Estados Unidos nesta noite como o furacão mais poderoso em mais de uma década e autoridades alertaram moradores a buscar abrigo para ventanias e enchentes que podem ser letais.

O Harvey se tornou um furacão de categoria 4, informou nesta sexta-feira o Centro Nacional de Furacões. Meteorologistas disseram que o furacão irá atingir o solo próximo a Corpus Christi, no Estado norte-americano do Texas, por volta das 21h, no horário local, despejando mais de 90 centímetros de chuva em algumas áreas ao longo da costa central do Texas, e possivelmente irá voltar para o Golfo do México antes de atingir Houston.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Minha mensagem urgente para meus colegas texanos é que se você vive em uma região onde a retirada foi ordenada, você precisa prestar atenção neste conselho e sair do caminho do perigo enquanto você pode”, disse o governador do Texas, Greg Abbott, em discurso televisionado.

Os preços da gasolina nos EUA tiveram pico, à medida que a tempestade interrompeu 22 por cento, ou 377 mil barris por dia, da produção de petróleo do Golfo do México e paralisou 4,4 por cento da produção de refinarias norte-americanas, de acordo com o governo dos EUA.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Podemos estar olhando para grandes e sem precedentes recordes de enchentes”, disse o meteorologista John Tharp, da Weather Decision Technologies.

O nível do mar pode subir até 3,7 metros e alertas de enchentes estão em vigor em Louisiana e no norte do México, disse Tharp.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Postos de gasolina e mercearias na região ficaram lotados, conforme residentes abasteciam seus carros e estoques de comida para qualquer escassez após a tempestade. A banda de rock britânica Coldplay cancelou uma apresentação em Houston na sexta-feira, dizendo a fãs que não queria arriscar a segurança de ninguém.

Em um posto de gasolina na cidade de Willis, Texas, a cerca de 77 quilômetros de Houston, Corey Martinez, de 40 anos, disse estar seguindo de sua casa em Corpus Christi para Dallas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Tem sido muito estressante. Nós só estamos tentando chegar à frente da tempestade”, disse. “Nunca passamos por um furacão antes”.

Como um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, o Harvey pode carregar ventos de 215 quilômetros por hora, que podem arrancar árvores, destruir telhados de casas e interromper serviços públicos por dias. Se o furacão mantiver sua intensidade, será o primeiro grande furacão a atingir território dos EUA desde que o furacão Wilma atingiu a Flórida em 2005.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A tempestade estava a cerca de 140 quilômetros de Corpus Christi e carregava ventos de 177 quilômetros por hora na tarde desta sexta-feira, segundo o Centro Nacional de Furacões. O modelo de rastreamento mais recente do centro mostra a tempestade parada a sudoeste de Houston por mais de um dia, dando à quarta cidade mais populosa do país uma dose dupla de chuva e vento.

“Agora é o momento de se esconder urgentemente do vento. O fracasso em não se abrigar adequadamente pode resultar em sérias lesões, perda da vida, ou imenso sofrimento humano”, informou o Serviço Nacional do Clima.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente Donald Trump tuitou nesta sexta-feira: “Encorajo todos no caminho do #FuracãoHarvey a seguirem conselhos e ordens de suas autoridades locais e estaduais”. Uma autoridade da Casa Branca disse que o presidente estava considerando um pedido para emitir uma declaração de emergência, providenciando ajuda federal de desastre.

A aproximação da tempestade desencadeou retiradas em comunidades do sul do Texas e moradores da costa central estavam voluntariamente deixando a área. Cidades cancelaram aulas nesta sexta-feira e na segunda-feira em dezenas de escolas ao longo da costa sul do Texas, lar de 5,8 milhões de pessoas, de Corpus Christi a Galveston.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO