TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Furacão Maria é elevado à categoria 5 e ameaça ilhas do Caribe

      O furacão Maria atingiu a categoria 5 por volta das 20h45 (horário de Brasília) desta segunda-feira (18). Essa categoria é a mais alta na escala Saffir-Simpson. Sgundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), o ciclone estava cerca de 70 km ao norte da ilha de Martinica por volta das 21h; furacão é considerado "extremamente perigoso", com ventos que atingem até 260 km/h

      O furacão Maria atingiu a categoria 5 por volta das 20h45 (horário de Brasília) desta segunda-feira (18). Essa categoria é a mais alta na escala Saffir-Simpson. Sgundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), o ciclone estava cerca de 70 km ao norte da ilha de Martinica por volta das 21h; furacão é considerado "extremamente perigoso", com ventos que atingem até 260 km/h (Foto: Aquiles Lins)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 com Ansa - O furacão Maria atingiu a categoria 5 por volta das 20h45 (horário de Brasília) desta segunda-feira (18). Essa categoria é a mais alta na escala Saffir-Simpson. Sgundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), o ciclone estava cerca de 70 km ao norte da ilha de Martinica por volta das 21h. O furacão é considerado "extremamente perigoso", com ventos que atingem até 260 km/h.

      Alertas de furacão foram emitidos para as ilhas de Porto Rico, Culebra e Vieques. Na ilha de Guadalupe, que está em estado de alerta máximo, o prefeito ordenou a evacuação das casas em áreas de risco.

      "O centro de Maria irá atravessar as ilhas Leeward na noite de segunda-feira (18), o extremo nordeste do mar do Caribe na terça-feira (19), e chegar a Porto Rico e às Ilhas Virgens na quarta-feira (20)", explicou o NHC.

      Em Porto Rico, o governador Ricardo Rossello afirmou que as autoridades prepararam cerca de 450 abrigos com capacidade para quase 68 mil pessoas. Além disso, as escolas cancelaram todas as aulas de hoje e os funcionários públicos foram orientados a trabalharem apenas meio peíodo como medida de precaução.

      Alertas do furacão também já foram emitidos nas ilhas de Guadalupe, Dominica, St.Kitts, Nevis, Montserrat e Martinica. Já Barbuda, Saba, St.Eustatius e St. Lucia receberam ordens para se prepararem para uma tempestade tropical, ou seja, com ventos mais fracos durante a sua passagem.

      O furacão Maria atingirá as Ilhas do Caribe após o Irma devastar a região em menos de duas semanas. Cerca de 40 pessoas morreram antes do fenômeno seguir para a Flórida, onde pelo menos 20 perderam a vida.

      Um segundo furacão, José, também está ativo no Atlântico e desencadeou alertas de tempestades tropicais para o nordeste dos Estados Unidos. O olho de José, com altos ventos sustentados de 150 Km/h deve permanecer fora da costa Leste dos EUA. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247