Furacão Maria é elevado à categoria 5 e ameaça ilhas do Caribe

O furacão Maria atingiu a categoria 5 por volta das 20h45 (horário de Brasília) desta segunda-feira (18). Essa categoria é a mais alta na escala Saffir-Simpson. Sgundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), o ciclone estava cerca de 70 km ao norte da ilha de Martinica por volta das 21h; furacão é considerado "extremamente perigoso", com ventos que atingem até 260 km/h

O furacão Maria atingiu a categoria 5 por volta das 20h45 (horário de Brasília) desta segunda-feira (18). Essa categoria é a mais alta na escala Saffir-Simpson. Sgundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), o ciclone estava cerca de 70 km ao norte da ilha de Martinica por volta das 21h; furacão é considerado "extremamente perigoso", com ventos que atingem até 260 km/h
O furacão Maria atingiu a categoria 5 por volta das 20h45 (horário de Brasília) desta segunda-feira (18). Essa categoria é a mais alta na escala Saffir-Simpson. Sgundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), o ciclone estava cerca de 70 km ao norte da ilha de Martinica por volta das 21h; furacão é considerado "extremamente perigoso", com ventos que atingem até 260 km/h (Foto: Aquiles Lins)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 com Ansa - O furacão Maria atingiu a categoria 5 por volta das 20h45 (horário de Brasília) desta segunda-feira (18). Essa categoria é a mais alta na escala Saffir-Simpson. Sgundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), o ciclone estava cerca de 70 km ao norte da ilha de Martinica por volta das 21h. O furacão é considerado "extremamente perigoso", com ventos que atingem até 260 km/h.

Alertas de furacão foram emitidos para as ilhas de Porto Rico, Culebra e Vieques. Na ilha de Guadalupe, que está em estado de alerta máximo, o prefeito ordenou a evacuação das casas em áreas de risco.

"O centro de Maria irá atravessar as ilhas Leeward na noite de segunda-feira (18), o extremo nordeste do mar do Caribe na terça-feira (19), e chegar a Porto Rico e às Ilhas Virgens na quarta-feira (20)", explicou o NHC.

Em Porto Rico, o governador Ricardo Rossello afirmou que as autoridades prepararam cerca de 450 abrigos com capacidade para quase 68 mil pessoas. Além disso, as escolas cancelaram todas as aulas de hoje e os funcionários públicos foram orientados a trabalharem apenas meio peíodo como medida de precaução.

Alertas do furacão também já foram emitidos nas ilhas de Guadalupe, Dominica, St.Kitts, Nevis, Montserrat e Martinica. Já Barbuda, Saba, St.Eustatius e St. Lucia receberam ordens para se prepararem para uma tempestade tropical, ou seja, com ventos mais fracos durante a sua passagem.

O furacão Maria atingirá as Ilhas do Caribe após o Irma devastar a região em menos de duas semanas. Cerca de 40 pessoas morreram antes do fenômeno seguir para a Flórida, onde pelo menos 20 perderam a vida.

Um segundo furacão, José, também está ativo no Atlântico e desencadeou alertas de tempestades tropicais para o nordeste dos Estados Unidos. O olho de José, com altos ventos sustentados de 150 Km/h deve permanecer fora da costa Leste dos EUA. 

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247