CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Genebra negocia para incluir o processo de transição política da Síria

As conversas de paz na Síria marcadas para começar nesta semana em Genebra são baseadas em mandado mais amplo de uma resolução da Organização das Nações Unidas que pede que o mediador da ONU realize conversas sobre um "processo de transição política", disse nesta terça-feira uma autoridade envolvida nas conversas; na semana passada, a ONU aparentou se afastar de usar a expressão "transição política", que é entendida pela oposição como a remoção do presidente Bashar al-Assad ou ao menos remoção de poderes

Pessoas em rua destruída por ataques aéreos, na cidade de Arbeen, Síria. 27/05/2015 REUTERS/Yousef Homs (Foto: José Barbacena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - As conversas de paz na Síria marcadas para começar nesta semana em Genebra são baseadas em mandado mais amplo de uma resolução da Organização das Nações Unidas que pede que o mediador da ONU realize conversas sobre um "processo de transição política", disse nesta terça-feira uma autoridade envolvida nas conversas.

Na semana passada, a ONU aparentou se afastar de usar a expressão "transição política", que é entendida pela oposição como a remoção do presidente Bashar al-Assad ou ao menos remoção de poderes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Micharl Contet, chefe de gabinete do enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, disse durante entrevista coletiva da ONU que De Mistura estava colocando os toques finais em arranjos para as conversas.

"Os convites, assim como a programação de conteúdo para as negociações, são baseados em ideais mais amplos de resoluções do Conselho de Segurança, em particular (a resolução do Conselho de Segurança da ONU) 2254, que é o nosso principal guia no processo".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O segundo parágrafo operante da 2254 pede que o enviado especial realize negociações formais sobre processo de transição política".

As conversas irão girar em torno de três conjuntos de questões, que a resolução 2254 pede que De Misture medie: estabelecimento de uma governança crível, inclusiva e não sectária, um processo para esboços de nova Constituição e eleições livres e justas sob supervisão da ONU.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Contet se negou a responder perguntas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO