HOME > Mundo

George Santos, deputado dos EUA filho de brasileiros, enfrenta novas acusações

O parlamentar é suspeito de supervalorizar os números de arrecadação de fundos de sua campanha

George Santos (Foto: Reprodução)

247 - O deputado norte-americano George Santos, filho de brasileiros, foi alvo de mais acusações criminais nesta terça-feira (10). O parlamentar é suspeito de supervalorizar os números de arrecadação de fundos de sua campanha e de fazer cobranças em cartões de crédito de contribuintes sem que eles permitissem.

De acordo com informações publicadas pela Reuters, um indiciamento substitutivo, com 23 acusações, acusou o deputado e sua antiga tesoureira, Nancy Marks, de terem mentido na Comissão Eleitoral Federal (FEC, na sigla em inglês) quando afirmaram que seus familiares tinham feito contribuições financeiras altas.

Os relatórios falsos fizeram parecer que a campanha de Santos tinha arrecadado pelo menos US$ 250 mil (R$ 1,2 milhão) de doadores externos em um único trimestre. Segundo procuradores, esse é o limite para ficar elegível ao apoio financeiro e logístico do Partido Republicano.

Santos, de 35 anos, havia se declarado inocente diante de 13 acusações, em maio. À época, as investigações estavam relacionadas a fraudes de possíveis apoiadores políticos ao lavar fundos para pagar despesas pessoais, mentir sobre bens à Câmara dos Deputados dos EUA e receber ilegalmente o seguro-desemprego enquanto estava empregado.