Governo da Turquia restringe exportação de produtos para Israel até cessar-fogo na Faixa de Gaza
A determinação ocorre depois que Israel não permitiu que a Turquia enviasse ajuda para o território palestino
247 – O governo turco anunciou que irá impor restrições às exportações para Israel até que um cessar-fogo seja alcançado na Faixa de Gaza, conforme relatado pelo jornal Al Jazeera nesta terça-feira (9). A decisão foi tomada depois que o governo israelense não permitiu que a Turquia enviasse ajuda para o território palestino por meio de transporte aéreo.
“Israel continua flagrantemente violando o direito internacional e ignora a comunidade internacional”, declarou o Ministério do Comércio da Turquia em um comunicado. "Essa decisão permanecerá em vigor até que Israel declare um cessar-fogo imediato e permita o fluxo adequado e ininterrupto de ajuda humanitária para Gaza".
De acordo com a pasta, o país deixará de enviar para Israel itens em 54 categorias. As restrições incluem produtos de ferro e aço, combustível de aviação, equipamentos de construção, pesticidas, entre outros.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, rebateu o anúncio da Turquia, afirmando que o país estabelecerá "medidas que prejudicarão a economia turca".
Após seis meses desde o início do conflito, as autoridades da saúde palestina estimam que mais de 33 mil pessoas morreram vítimas da guerra entre Israel e Gaza.


