CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Grécia fecha bancos e proíbe saída de capital

O governo grego, comandado por Alexis Tsipras, anunciou no início da noite deste domingo que os bancos ficarão fechados nesta segunda-feira; além disso, haverá controles de capitais, ou seja, as transferências de recursos para o exterior estão proibidas; com isso, é praticamente certo o calote da dívida grega, o que lança dúvidas sobre o futuro do euro; como a Grécia deve abandonar o projeto da moeda comum, a questão é: outros países seguirão o exemplo?

O governo grego, comandado por Alexis Tsipras, anunciou no início da noite deste domingo que os bancos ficarão fechados nesta segunda-feira; além disso, haverá controles de capitais, ou seja, as transferências de recursos para o exterior estão proibidas; com isso, é praticamente certo o calote da dívida grega, o que lança dúvidas sobre o futuro do euro; como a Grécia deve abandonar o projeto da moeda comum, a questão é: outros países seguirão o exemplo? (Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O governo grego, comandado por Alexis Tsipras, anunciou, no início desta noite, a decisão de fechar os bancos, que ficarão fechados nesta segunda-feira, e de impor controles de capitais. Assim, transferências para o exterior estarão proibidas. Com isso, a segunda-feira promete fortes turbulências no mercado financeiro e analistas já começam a questionar o futuro do euro.

Leia, abaixo, reportagem da Reuters sobre a dívida grega:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

ATENAS (Reuters) - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou neste domingo um feriado bancário e controles de capitais na Grécia depois de gregos responderam à convocação surpresa de um referendo sobre o resgate do país com a retirada de dinheiro dos bancos.

Tsipras culpou parceiros europeus e o Banco Central Europeu (BCE) por forçar a mão da Grécia, mas disse que não vai suspender o plano de realizar um referendo no próximo domingo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"(A rejeição) do pedido do governo grego por uma curta extensão do programa foi um ato sem precedentes para os padrões europeus, questionando o direito de um povo soberano de decidir", afirmou Tsipras em discurso televisionado à nação.

"Esta decisão levou o BCE hoje a limitar a liquidez disponível para os bancos gregos e forçou o banco central grego a sugerir um feriado bancário e restrições em saques bancários."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele não deu detalhes sobre quanto tempo os bancos ficariam fechados ou sobre a restrição à circulação de capital.

(Por George Georgiopoulos)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO