TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Grécia: pesquisas dão vantagem a partido de Tsipras

      As últimas pesquisas de intenção de voto para as eleições parlamentares na Grécia colocam o partido de extrema-esquerda Syriza, de Alexis Tsipras, em vantagem; segundo levantamento feito pela Universidade de Salonica para a emissora Skai, a legenda aparece com 31% da preferência, contra 28% do tradicional Nova Democracia, de centro-direita

      Alexis Tsipras, head of the anti-bailout Syriza party, speaks during a financial conference in Athens on Tuesday, Dec. 2, 2014. Tsipras said that Greece’s battered economy could not recover unless the money owed to other Eurozone country’s was cut signif (Foto: Leonardo Attuch)
      Leonardo Attuch avatar
      Conteúdo postado por:
      Da Agência Ansa

      As últimas pesquisas de intenção de voto para as eleições parlamentares na Grécia colocam o partido de extrema-esquerda Syriza, de Alexis Tsipras, em vantagem.

      Segundo levantamento feito pela Universidade de Salonica para a emissora Skai, a legenda aparece com 31% da preferência, contra 28% do tradicional Nova Democracia, de centro-direita. Para o instituto GPO, que fez um levantamento a pedido do canal Mega, o placar é 28,5% a 26%.

      Nessa sexta-feira (18), Tsipras foi à Praça Syntagma, em Atenas, e fez discurso pedindo novo voto de confiança da população. “Traçamos uma linha que colocará fim na corrupção do passado e mudamos a Grécia para os próximos anos. O governo da esquerda não foi um pequeno parêntesis”, disse o ex-premier.

      As eleições antecipadas ocorrem amanhã (20). Convocada por Tsipras após a assinatura do terceiro pacote de ajuda econômica ao país – em troca de uma série de exigências de austeridade -, a votação é vista como um referendo sobre os sete meses de governo do líder esquerdista.

      Apesar de ter alta popularidade entre os gregos, o ex-primeiro-minstro perdeu o apoio da ala mais radical do Syriza por causa do acordo com os credores europeus. Com o novo pleito, sua esperança é de se fortalecer nas urnas e ampliar a base de apoio no Parlamento.

      O governo grego está sendo comandado interinamente pela presidente da Suprema Corte, Vassiliki Thanou.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: