Grécia tenta novo acordo sob tensão do mercado financeiro
Encontro com os líderes dos três partidos majoritários nas legislativas de domingo nesta segunda fracassou; próximo encontro está marcado para esta terça
247 – O presidente da Grécia, Carolos Papulias, sugeriu reunir novamente na tarde desta segunda-feira os líderes dos três partidos majoritários nas legislativas de domingo (conservadores, esquerda radical e socialistas) para tentar alcançar um acordo para a formação de um governo. O encontro, porém, fracassou e foi marcada uma nova reunião para às 8h (horário de Brasília) desta terça-feira 15.
O fracasso da primeira tentativa, na noite deste domingo, puxou as bolsas europeias para baixo nesta segunda-feira. A moeda única manteve a tendência de queda (assinalada desde a passada semana) e atingiu mínimos que não se verificavam há quatro meses, nos mercados asiáticos.
Os juros implícitos às transacções (ou meras intenções declaradas pelos detentores) da dívida espanhola, italiana, portuguesa e grega subiam em todos os principais prazos, segundo dados da agência Reuters. Se não houver acordo de governo até esta terça-feira, data na qual será constituído o novo Parlamento, serão convocadas novas eleições legislativas em junho.
A Comissão Europeia espera que a Grécia continue sendo parte da zona do euro, mas Atenas deve respeitar suas obrigações, disse o braço executivo da União Europeia nesta segunda.
No entanto, segundo o Financial Times, bancos centrais europeus já falam abertamente nos preparativos para a queda da Grécia, fato ainda inédito na história da moeda única. "Acredito que um divórcio amigável, se for um dia necessário, poderá ser possível. Mas eu ainda assim lamentaria", declarou Luc Coene, presidente do BC belga. O presidente Papoulias tenta, com o encontro, obter "um consenso nacional" para formar o novo governo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: