HOME > Mundo

Greve em aeroportos deve paralisar quase totalmente viagens aéreas na Alemanha nesta segunda-feira

O operador do aeroporto de Frankfurt, o mais movimentado da Alemanha, informou que nenhum voo de passageiros partirá de lá na segunda-feira

Aeroporto de Hamburgo, Alemanha (Foto: REUTERS/Fabian Bimmer)

(Reuters) - Mais de meio milhão de pessoas enfrentam transtornos em viagens nos aeroportos da Alemanha nesta segunda-feira, onde uma greve de 24 horas levou ao cancelamento de milhares de voos em meio a uma disputa sobre salários dos trabalhadores.

O operador do aeroporto de Frankfurt, o mais movimentado da Alemanha, informou que nenhum voo de passageiros partirá de lá na segunda-feira, com atrasos e cancelamentos também possíveis na terça-feira.

Dos 1.116 voos de chegada e partida programados para Frankfurt na segunda-feira, 1.050 já haviam sido cancelados, com expectativa de que esse número aumente, disse um porta-voz da Fraport (FRAG.DE).

A greve, convocada pelo sindicato Verdi na sexta-feira, afeta 13 aeroportos em todo o país, incluindo Munique, Berlim e Düsseldorf.

[1/6] Trabalhadores de aeroporto protestam durante uma greve de 24 horas no aeroporto de Berlim, convocada pelo sindicato alemão Verdi em meio a uma disputa salarial, em Berlim, Alemanha, 10 de março de 2025. REUTERS/Annegret Hilse

Adquira direitos de licenciamento, abre nova aba

Os trabalhadores do aeroporto de Hamburgo anteciparam a greve em um dia, com quase 300 voos cancelados lá no domingo.

O Verdi exige um aumento salarial de 8%, ou pelo menos 350 euros (US$ 380) a mais por mês, além de bônus mais altos e folgas adicionais.

Os empregadores rejeitaram as demandas, considerando-as inviáveis financeiramente.

As negociações devem continuar ainda este mês.