Greve nas refinarias provoca falta de gasolina na França
Postos de gasolina de Paris são atingidos quando greve em refinaria francesa entra no décimo dia
Reuters - Cerca de 10% dos postos de gasolina na região de Paris estão tendo problemas para obter combustível suficiente, disse o porta-voz do governo francês Olivier Veran nesta sexta-feira (7), enquanto greves em quatro refinarias da TotalEnergies (TTEF.PA) continuam pelo décimo dia.
A greve e a manutenção não planejada desativaram mais de 60% da capacidade de refino da França – ou 740.000 barris por dia (bpd) – forçando o país a importar mais quando a incerteza do fornecimento global aumentou o custo.
Uma paralisação de membros do sindicato da CGT na TotalEnergies interrompeu as operações em duas refinarias e duas instalações de armazenamento, e duas refinarias da Exxon Mobil (XOM.N) enfrentaram problemas semelhantes desde 20 de setembro.
