Guerra na Ucrânia: estação de trem é atacada em Kramatorsk, no leste do país (vídeo; imagens fortes)
Ataque em estação de trem mata 30 pessoas. Ucrânia acusa a Rússia, que nega a autoria do ação
247 - Um ataque com foguete atingiu nesta sexta-feira a estação de trem de Kramatorsk, no leste da Ucrânia, onde se encontravam 4 mil pessoas. A estação é usada por refugiados para escapar do conflito. Além das 30 mortes, 100 pessoas ficaram feridas.
O Ministério da Defesa da Rússia negou o envolvimento de seu país no ataque a Kramatorsk.
Todas as declarações de representantes do regime nacionalista de Kiev sobre o “ataque com foguete” supostamente realizado pela Rússia na estação são absolutamente falsas e constituem uma provocação, afirma o governo russo.
O Ministério da Defesa assegura que as forças armadas russas não tiveram missões de fogo na cidade de Kramatorsk e que tais missões nessa localidade não estão planejadas.
A autoridade militar russa enfatiza que os mísseis táticos Tochka-U, cujos fragmentos foram encontrados perto da estação ferroviária de Kramatorsk e publicados por testemunhas oculares, são usados apenas pelas forças armadas ucranianas.
O ataque, realizado por meio de um míssil Tochka-U, comumente utilizado pelas forças ucranianas, aconteceu poucas horas antes da chegada em Kiev da chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell. O fato levantou a suspeita de que a Ucrânia teria feito o ataque para conseguir mais apoio do Ocidente na guerra contra a Rússia.
Veja o vídeo com imagens do ataque (atenção: imagens fortes).
