Guterres faz eco a Lula e pede reforma do Conselho de Segurança da ONU

Secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou a crescente insatisfação de países em desenvolvimento em relação à estrutura atual

(Foto: Guterrez faz eco a Lula e pede reforma do conselho de Segurança da ONU )


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 na comunidade 247 no WhatsApp e siga o canal do Brasil 247 no WhatsApp.

247 - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu durante a abertura da 78ª Assembleia-Geral da ONU uma reforma do Conselho de Segurança da organização, visando melhor refletir a atual realidade mundial. O discurso de Guterres faz eco à defesa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também discursa nesta segunda-feira (19, sobre a necessidade de uma reforma ampla no Conselho de Segurança, o que inclui a entrada do Brasil como membro permanente do grupo.

Apesar disso, Guterres, ele reconheceu que o desafio é significativo e destacou a crescente insatisfação de países em desenvolvimento em relação à estrutura atual. Guterres enfatizou que a escolha não é entre manter o status quo e reformar, mas entre reformar ou enfrentar uma maior fragmentação.

Guterres sublinhou as dificuldades em transformar essa reforma em realidade, citando a resistência da China em apoiar a inclusão da Índia como membro permanente em um conselho de segurança ampliado.

continua após o anúncio

Assista ao vivo na TV 247.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247