CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Henry Kissinger, diplomata mais influente da história dos Estados Unidos, completa 100 anos

Diplomata estabeleceu a relação do Ocidente com a China em 1971 e teve papel decisivo durante a Guerra Fria

Henry Kissinger
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Da CNBC – Henry Kissinger, ex-Secretário de Estado dos Estados Unidos, comemora seu centésimo aniversário hoje. Amplamente reconhecido como um grande estadista, Kissinger desempenhou um papel fundamental na moldagem da diplomacia americana nas décadas de 1960 e 1970, o que também teve um grande impacto na política mundial.

Kissinger foi o estrategista-chave por trás da política externa dos Estados Unidos durante seu mandato como Conselheiro de Segurança Nacional e Secretário de Estado do presidente Richard Nixon. Esse hábil diplomata é creditado por estabelecer a relação do Ocidente com a China em 1971. Na verdade, a abertura de relações com a China é frequentemente considerada sua maior conquista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nascido em 1923 na Baviera, Alemanha, Kissinger fugiu da Alemanha nazista com sua família em 1938. Sua família se estabeleceu em Washington Heights, em Nova York, um bairro com muitos imigrantes alemães.

Em 1942, Kissinger foi convocado para o Exército dos Estados Unidos durante o auge da Segunda Guerra Mundial. Ele se formou na Faculdade de Harvard em 1950. Kissinger obteve seu mestrado e doutorado na Universidade de Harvard em 1952 e 1954, respectivamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Kissinger foi nomeado Conselheiro de Segurança Nacional quando o presidente Richard Nixon chegou ao poder em 1969. Devido à sua mente brilhante e enorme experiência, ele foi nomeado Secretário de Estado por Nixon em 1973.

Henry Kissinger é sinônimo da doutrina de política externa do "realismo". Enquanto esteve no cargo, seu estilo ousado de exercer a hegemonia dos Estados Unidos o tornou uma figura bastante controversa. Hoje, ele é elogiado por sua criatividade na diplomacia e por abalar antigos padrões e relações em todo o mundo em prol do bem maior.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O legado de Kissinger é acentuado por duas grandes conquistas diplomáticas: a détente com a União Soviética e o desenvolvimento da "diplomacia do vaivém" para conter a guerra árabe-israelense de 1973.

A influência de Kissinger no governo Nixon pode ser medida pelo fato de que ele desempenhou um papel importante na estratégia militar dos Estados Unidos nas fases finais da Guerra do Vietnã. Ele foi agraciado com o cobiçado Prêmio Nobel da Paz por seu papel em assegurar a retirada de seu país da guerra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Relatos sugerem que Kissinger foi crítico da ex-primeira-ministra Indira Gandhi por seu papel na guerra de 1971 entre Índia e Paquistão. Algumas de suas decisões mais controversas incluíram o apoio à ditadura militar do Paquistão durante a guerra em 1971.

Henry Kissinger, aos 100 anos, é um ícone da diplomacia americana e sua influência nas relações internacionais ainda ecoa até hoje. Sua carreira foi repleta de realizações notáveis e controvérsias, e seu legado como um dos mais proeminentes diplomatas da história moderna certamente será objeto de estudo e debate por muitos anos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO