Hezbollah neutraliza alvos em Israel
FDI lançaram ataques contra instalações militares do Hezbollah
247 - As Forças de Defesa de Israel (FDI, na sigla em inglês) disseram nesta sexta-feira (29) que conduziram um "ataque extenso" contra o Líbano, tendo como alvo posições militares do Hezbollah, enquanto sirenes soavam no Norte de Israel. O grupo militante libanês disse que neutralizou a maior parte dos objetos de observação na fronteira com Israel, segundo informações do jornal Haaretz.
Os militares israelenses disseram ainda que foguetes foram lançados do território do Líbano contra Israel e que os ataques aos alvos do Hezbollah desta sexta-feira são uma resposta.
As tensões vêm aumentando na fronteira israelense-libanesa desde o início da escalada do conflito israelense-palestino em 7 de outubro, com intermitentes trocas de fogo e uma ameaça iminente de uma guerra em duas frentes para Israel.
Em 7 de outubro, o movimento palestino Hamas lançou um ataque massivo de foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza, enquanto seus combatentes violaram a fronteira, abrindo fogo contra militares e civis. Como resultado, mais de 1,200 pessoas em Israel foram mortas e cerca de 240 outras sequestradas, segundo as autoridades israelenses. ]
Israel lançou ataques retaliatórios, ordenou um bloqueio completo de Gaza e iniciou uma incursão terrestre no enclave palestino com o objetivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns. Mais de 21 mil pessoas foram mortas em Gaza até agora como resultado dos ataques israelenses, disseram as autoridades locais.
Em 24 de novembro, o Catar intermediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros políticos e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou em 1 de dezembro. (Com informações da Sputnik).
