Hoje, a primeira das três sextas 13 de 2012

Data vista por muitas pessoas como um cone do azar; coincidncia ou no, neste dia, houve o maior incndio de florestas da Austrlia; a queda de um avio no Uruguai, e Jesus Cristo foi crucificado

Hoje, a primeira das três sextas 13 de 2012
Hoje, a primeira das três sextas 13 de 2012 (Foto: Edição/247)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Manuela Meneses _247 - O ano 2012 será difícil para quem é supersticioso e morre de medo de algumas datas ‘amaldiçoadas’. Isso porque há três sextas-feiras 13 no ano, sendo que a primeira delas acontece hoje, e vem acompanhada por uma lua cheia.

A combinação do universo é um prato cheio para a data, vista por muitas pessoas como um ícone do azar, assim como gatos pretos, espelhos quebrados e outras crendices populares.

Mas além de assustadora, a data tem fatores curiosos, como o fato de que todo mês que inicia no domingo, tem uma sexta-feira 13. Tal combinação acontece uma vez por ano, porém, em 2012, o inevitável acontecerá mais duas vezes. A segunda será em abril e a terceira em junho.

Muitos brasileiros preferem não sair de casa durante a sexta-feira 13 para evitar acidentes e o azar atribuído à data. No entanto, muitas pessoas debocham da superstição e comemoram com festas temáticas. Em Manaus acontece “Rock N’ Roll Friday 13th Night”, um evento que reúne muita música com personagens marcantes de filmes de terror. Em São Paulo, todas as casas noturnas receberão os convidados com fantasias de Halloween.

Mitos

Os mitos que relacionam o número 13 com acontecimentos azarados começaram com eventos religiosos. O mais forte deles, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos. Já alguns pesquisadores afirmam que a data tornou-se macabra por marcar o início do grande dilúvio.

Existe também um mito remontado pela mitologia nórdica. Historiadores contam que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.

Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de talheres de mesa são formados, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Nos Estados Unidos, o mito foi realçado pela série de filmes de terror intitulada “Sexta-Feira 13”. A sequência conta com 12 filmes, todos lançados na mesma data do título. O protagonista, Jason Voorhees, nasceu em 13 de junho de 1946, uma sexta-feira. Com problemas mentais, Jason é declarado morto pelo pequeno vilarejo onde vive. Retornando do além, o protagonista se torna um cruel assassino. O Dia das Bruxas também está ligado à sexta-feira 13, que é considerada oficialmente a noite das feiticeiras.

Grandes desastres contribuíram para construção da imagem macabra da data. O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram. A queda de um avião no Uruguai, que levava uma equipe de rúgbi aconteceu em uma sexta-feira 13 de 1972 e matou todos os passageiros. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme “Vivos”.

Muitos acreditam que para se proteger do dia é preciso usar roupas claras, que não absorvem energias ruins; carregar sete pedras de sal grosso no bolso e na bolsa; e não esquecer de repetir sete vezes antes de sair de casa pela manhã: “estou imune a qualquer ação do mal nesta sexta-feira 13”.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email