Ícone do movimento por direitos civis nos EUA morre aos 80 anos

O congressista norte-americano John Lewis, líder histórico da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, faleceu aos 80 anos

(Foto: AP)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sputnik - O congressista norte-americano John Lewis, importante figura da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, faleceu aos 80 anos, conforme anunciou a Câmara dos Representantes dos EUA nesta sexta-feira (17)

Companheiro de Martin Luther King no movimento contra a segregação racial nos anos 1960, o deputado estava há mais de três décadas representando a Geórgia no parlamento americano. Desde o ano passado, enfrentava um câncer agudo no pâncreas.

"Essa é uma grande perda para a América e para todos que acreditam em tornar o mundo um lugar mais justo. John Lewis não apenas viu que o nosso país poderia ser melhor, ele nunca parou de trabalhar para que fosse desse jeito. Nós precisamos de líderes como ele mais do que nunca", escreveu Bill Gates, em suas redes sociais.

Lewis foi um dos ativistas que organizaram as marchas de Selma para Montgomery, no Alabama, em 1965, para pedir o fim das leis de discriminação nos EUA. Ele e seus colegas foram atacados por soldados estaduais e outros extremistas no dia 7 de março daquele ano, em um evento conhecido como Domingo Sangrento.

A violência contra os ativistas levou a um grande clamor em todo o país e contribuiu para a adoção da Lei dos Direitos de Voto ainda em 1965.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247