Imagens mostram Elizabeth II fazendo saudação nazista em 1933, aos 6 anos
Tio de Elizabeth, Eduardo VIII era grande apoiador do governo do ditador nazista Adolf Hitler
247 - O jornal The Sun revelou em 2015 imagens inéditas da família real britânica em 1933, em que a futuro rainha Elizabeth II, então aos 6 anos de idade – e que faleceu nesta quinta-feira, 8, após 70 anos de reinado – fazia saudação nazista junto a membros de sua família.
Na ocasião, um porta-voz do Palácio de Buckingham disse estar profundamente decepcionado com a divulgação da foto. “É desapontador que o filme, capturado oito décadas atrás e aparentemente do arquivo pessoal da Sua Majestade, tenha sido obtido e explorado dessa maneira”, dizia trecho de comunicado.
Edward VIII, o nazista
Edward VIII, tio de Elizabeth II que aparece nas imagens divulgadas pelo The Sun, era profundo admirador do nazismo, assim como boa parte da realeza britânica e da alta burguesia do país. Em 1937, Edward foi convidado pelo ditador alemão para uma estadia em seu chalé localizado na Áustria.
O antigo rei do Reino Unido via no regime do ditador nazista Adolf Hitler a melhor forma de combater o movimento operário – então em alta na Inglaterra na década de 1930. A realeza britânica, ao longo da história, foi apoiadora e financiadora de diversos governos fascistas e coloniais.
Não custa nada lembrar que, em 2005, o príncipe Harry, filho de Carlos III – que sucede Elizabeth II na condição de Rei da Inglaterra – e, portanto, neto da monarca falecida nesta quinta, foi tema de diversas manchetes mundo afora por ter participado de festa fantasiado de nazista.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: